Topo

OMS recomenda Regeneron, tratamento contra a Covid-19 usado por Trump

24/09/2021 08h29

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou oficialmente um terceiro tratamento contra a Covid-19: o Regeneron um remédio à base de anticorpos sintéticos, particularmente para idosos e pessoas com problemas imunológicos.

O tratamento é recomendado para pacientes "com sintomas não severos da Covid-19 e alto risco de hospitalização", como é o caso dos idosos com problemas de imunodeficiência, que sofrem de câncer ou acabam de se submeter a um transplante, por exemplo.

A decisão dos especialistas da OMS foi publicada na revista médica The BMJ. O ex-presidente americano Donald Trump recebeu este tratamento ainda em fase experimental quando testou positivo para a covid-19, entre setembro e outubro de 2020.

O Regeneron é recomendado também para pacientes que apresentam "um quadro severo ou crítico e que são soronegativos, ou seja, que não desenvolveram sua própria resposta em anticorpos" à infecção."Para todos os outros tipos de pacientes com Covid-19, é pouco provável que os benefícios aportados por este tratamento de anticorpos sejam significativos", explicou o The BMJ em comunicado.

Concebido pela empresa de biotecnologia Regeneron, o medicamento é comercializado com o nome Ronapreve pela Roche. Ele combina dois anticorpos, chamados "monoclonais", fabricados em laboratório: o casirivimab e o imdevimab. Injetados por via intravenosa, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Como o produto tem um custo elevado e pouca disponibilidade, a OMS negocia com a Roche uma redução de preço, especialmente para países de renda média e baixa.

A OMS já tinha recomendado no ano passado o uso sistemático de corticoides para os pacientes severamente afetados pelo vírus. Em julho passado também aconselhou outra classe de medicamentos, os "antagonistas da interleucina 6" (tocilizumab e sarilumab), além dos corticoides.

Trump utilizou medicamento

O ex-presidente dos Estados Unidos recebeu o tratamento ainda em fase experimental e se recuperou da doença sem sequelas. Nos últimos meses, as ONGs vem denunciando o preço do produto, avaliado em € 1.700 a dose (cerca de R$ 12 mil). Este é o terceiro tratamento contra a Covid-19 indicado pela OMS.

Depois das primeiras recomendações, feitas em setembro, a Organização Mundial da Saúde preconiza a administração sistemática de corticóides aos pacientes que desenvolvem uma forma grave da doença. As novas orientações da organização se baseiam em resultados de pesquisas recentes.

Elas mostram que o Ronapreve reduz o risco de hospitalização e a duração dos sintomas nos pacientes mais propensos à hospitalização e aos casos severos. Um estudo britânico também mostrou que os anticorpos "provavelmente" reduzem o risco de morte e de intubação.

(Com informações da AFP)