França adota radares de som para multar motores barulhentos
Os dias dos carros e caminhões com motores barulhentos ou das motos com escapamento modificado podem estar contados na França. Foi instalado nesta terça-feira (4) o primeiro radar antirruído do país, o aparelho deve ser uma arma na fiscalização da poluição sonora e multar os veículos mais barulhentos.
O primeiro local a receber o aparelho foi uma rodovia em Yvelines, departamento a oeste de Paris, e é parte de uma experiência. Três radares, de empresas diferentes, foram instalados lado a lado em um trajeto muito usado por motociclistas em alta velocidade.
O radar funciona como os que controlam a velocidade. Quando o ruído acima do nível autorizado é captado, o aparelho tira uma foto da placa do veículo para que seja emitida uma multa.
Sete outras cidades, entre elas Paris e Nice, vão receber os três aparelhos para testar seu funcionamento, de acordo com o jornal Le Parisien. Nesse caso, os radares serão instalados dentro da zona urbana, onde os veículos não podem ultrapassar a velocidade de 50 km/h.
Qual será o nível de ruído autorizado? Isto ainda não foi decidido, e o ministério da Transição Ecológica deverá usar os dados captados nos próximos meses pelos radares para estabelecer o parâmetro.
Atualmente, uma lei estabelece o limite de 72 decibéis, com maior tolerância para veículos com motores de alta potência. No entanto, os representantes de cidades às margens de estradas nacionais dizem que algumas motos chegam a emitir sons de 120 a 130 decibéis, uma razão para forte reclamação da população.
De acordo com um estudo publicado em 2021, o custo social e sanitário do ruído e da poluição sonora na França representa € 155,7 bilhões (cerca de R$ 950 bilhões). Um número que aumenta exponencialmente.
E funciona mesmo?
Com a notícia, motociclistas colocam em dúvida a confiança desses radares. "Se houver apenas um veículo, sim, saberemos que foi ele. Mas se houver vários, como saberemos qual deles é o culpado? Não será apontada como culpada a pessoa errada?", questiona o presidente da Federação de Motociclistas Furiosos em Yvelines, Hubert Gourden, em entrevista à emissora FranceInfo.
Os políticos que apoiam a medida dizem que não há esse risco. A implementação dos radares de ruído são o resultado de dois anos de trabalho para investigar formas de combate à poluição sonora.
"Estes radares foram testados em uma pista de corrida, com exercícios bastante exigentes para garantir que eles fossem capazes de distinguir o som entre vários veículos passando ao mesmo tempo, e identificar a origem do ruído", afirma o deputado Jean-Noël Barrot, em entrevista à FranceInfo.
Nos próximos meses, deve ser definido o nível máximo de ruído permitido. A multa para quem ultrapassar o limite será de 135 euros (R$ 865).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.