Barcos ensaiam no Sena para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

Cinquenta e cinco barcos desfilaram no rio Sena na manhã desta segunda-feira (17), durante um teste técnico, 39 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O evento acontecerá em 26 de julho e terá a participação de cerca de 10 mil atletas.

Escoltados pelos botes infláveis da Secretaria de Segurança Pública de Paris, os barcos deixaram a Ponte d'Austerlitz, no 5° distrito, por volta das 6h30 no horário local. Eles desceram o rio por seis quilômetros até chegar à Ponte d'Iena, no 16° distrito, cruzando a cidade de leste a oeste. O objetivo era reproduzir o trajeto da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Paris.

No total, 94 embarcações, incluindo nove barcos reserva, serão usados para o desfile. Dois testes técnicos marcados para 8 de abril e 27 de maio haviam sido adiados, por conta do mau tempo que fez subir o nível do rio Sena.

"Estamos terminando o segundo teste da cerimônia com sucesso e estamos satisfeitos com a organização", disse Thierry Reboul, diretor de cerimônias e eventos de Paris 2024, em uma coletiva de imprensa.

"Acabamos de executar dois novos trajetos com um objetivo claro: cada barco deve mostrar sua capacidade de navegar no rio de maneira sincronizada e se encaixar em um cronograma extremamente preciso", acrescentou.

"A etapa desta manhã foi crucial para o sucesso coletivo que buscamos e para o qual estamos nos preparando há muito tempo", completou Pierre Rabadan, vice-prefeito de Paris encarregado do Esporte, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e do Sena.

Atrasos corrigidos 

O primeiro ensaio foi realizado há exatamente um ano, em 17 de julho de 2023, com a primeira metade dos barcos. "Na primeira sessão de treino, estávamos alguns minutos atrasados", lembrou Thierry Reboul, diretor de cerimônias do comitê organizador.

"Aprendemos com isso, continuamos a treinar e hoje estamos muito satisfeitos com o tempo e a forma como ele foi respeitado", garantiu. Os barcos devem levar 45 minutos para completar os dois quilômetros previstos no trajeto.

Continua após a publicidade

A cerimônia de abertura, que começará às 19h30, terá 326.000 espectadores e terminará, no Trocadero, um dos cartões postais da cidade, em frente à Torre Eiffel. Cerca de 45.000 policiais civis e militares foram mobilizados para a ocasião.

"Não há preocupações particulares. Temos um sistema de segurança muito bom", disse o secretário da Segurança Pública de Paris, Laurent Nunez. "Estamos trabalhando com muita concentração e determinação para garantir a segurança desse desfile". 

A ministra do Esporte e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Amélie Oudéa-Castéra, também está confiante no sucesso da cerimônia. "Estamos mobilizados para executar nosso plano A", disse. "Isso não nos impede de termos em mente os cenários alternativos. Mas, por enquanto, não há motivos para que sejam ativados".

A França já se organizou para mudar a cerimônia em caso de necessidade. Entre as alternativas encontradas está a diminuição do número de telespectadores.

O desfile também poderia, em último caso, acontecer em um local fechado, como o estádio de Seine Saint-Denis, nos arredores de Paris, que chegou a ser cogitado. 

Com informações da Reuters e da AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes