Sem Rússia e Israel, feira mundial de defesa e segurança Eurosatory abre suas portas em Paris

Começou nesta segunda-feira (17), nos arredores de Paris, a Eurosatory, maior feira internacional de defesa e segurança terrestre. A edição deste ano é marcada pela ausência da Rússia e de Israel, impedidos de participar em razão da guerra na Ucrânia e na Faixa de Gaza. O Brasil está presente no evento com mais de dez empresas.

Desde a invasão da Rússia na Ucrânia, em fevereiro de 2022, muitos países, especialmente na Europa, perceberam que estão longe de ter capacidade e estoques de armas suficientes para deter e lidar com uma situação de guerra. Talvez por essa razão a edição 2024 da Eurosatory registrou, desde o início, um recorde de participação, com mais de 2.000 expositores e 270 delegações oficiais.

A Rússia, país que tem tradição no setor da Defesa, está fora dos corredores do evento parisiense em razão do conflito na Ucrânia, assim como as empresas israelenses, que o governo francês considerou indesejáveis devido à sua ação em Gaza.

Em nota divulgada no final de maio, o Ministério das Forças Armadas da França explicou que "as condições não estão mais reunidas para receber empresas israelenses no salão francês, em um contexto em que o presidente da República faz apelos para que as operações israelenses cessem em Rafah".

Já na sexta-feira (14), às vésperas da abertura do evento, um grupo de ONGs obteve uma decisão do tribunal de Bobigny, na periferia de Paris, proibindo a entrada de todos os representantes e intermediários de Israel na Eurosatory, além dos expositores do país já excluídos.

Um total de 74 empresas israelenses deveriam participar deste salão internacional de defesa e segurança terrestres. "Israel é um ator importante na indústria da defesa no mundo. A tal ponto que, paradoxalmente, vários países árabes estão entre seus clientes, principalmente para equipamentos de alta tecnologia", lembra o general Jérôme Pellistrandi, editor-chefe da revista francesa Defense Nationale em entrevista à RFI.

Presença brasileira

O Brasil está presente com 14 empresas, 11 delas reunidas em um espaço organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o apoio do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil. Além das empresas presentes no estande, Mac Jee, Taurus e CBC participam com espaços individuais.

A Eurosatory acontece a cada dois anos, sempre em Villepinte, nos arredores de Paris. Na edição passada, 1.743 expositores de 62 países estavam presentes e o evento recebeu a visita de 62 mil pessoas de 150 países.

Deixe seu comentário

Só para assinantes