Neonazista é preso na França por planejar ações violentas durante Olimpíadas de Paris

Um neonazista suspeito de planejar ações violentas durante os Jogos Olímpicos de Paris foi preso pela polícia antiterrorista nesta quarta-feira (17) no leste da França, informou uma fonte próxima à investigação. O suspeito, que foi levado sob custódia pela unidade antiterrorista da Polícia Judiciária, é suspeito de ter feito ameaças em um canal do Telegram chamado "Divisão Ariana Francesa", do qual ele era o administrador.

O jovem, pertencente ao movimento neonazista e suspeito de planejar ações violentas durante os Jogos Olímpicos, foi preso na manhã desta quarta-feira pela polícia antiterrorista, de acordo com uma fonte do jornal Le Monde próxima à investigação, confirmando informações do Le Parisien, BFM-TV e AFP.  Ele seria um "ex-antifascista" de 20 anos, de acordo com a mesma fonte.

Natural da região da Alsácia, e muito ativo nas redes sociais, o jovem dirigia o grupo ativista ultranacionalista chamado "Divisão Ariana Francesa" sob o pseudônimo de "Panzer", uma referência aos tanques usados pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o jornal Le Parisien, ele ameaçou no Telegram atacar a drag queen Minima Gesté, cuja nomeação como portadora da tocha olímpica em Paris provocou comentários homofóbicos, durante o seu revezamento.

Ainda de acordo com o diário, esse canal no Telegram era um desdobramento do grupo de extrema direita FRDeter, cujos membros também trocavam comentários racistas e apelos à violência por meio do sistema seguro de mensagens.

O Ministro do Interior da França, Gérard Darmanin, pediu que esses canais fossem fechados em abril de 2023, e uma investigação foi aberta pelo Ministério Público de Paris por "apologia ao terrorismo, ameaças de morte ou outros crimes, incitação ao ódio ou à violência em particular".

Os Jogos Olímpicos de Paris, que terão um amplo dispositivo de segurança, têm início no dia 26 de julho com uma cerimônia no rio Sena, e terminarão na noite de 11 de agosto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes