Tempestade de neve antes do inverno cobre Paris e outras cidades da França; veja fotos

A tempestade de neve Caetano atinge a França na manhã desta quinta-feira (21), cobrindo várias regiões do país de branco. Mais de 50 localidades estão em alerta laranja para a ocorrência de neve, gelo e ventos, uma condição climática que começa antes da hora, em pleno outono no país.

A neve chegou pelo norte e noroeste do país. A tempestade "atravessará a França de oeste para leste e provocará um tempo de inverno precoce e suficientemente forte para dificultar as condições de tráfego nas regiões envolvidas", indica o instituto nacional de meteorologia (Météo France), em seu site.

Neve cobriu telhados da Prefeitura de Caen, no Nordeste da França
Neve cobriu telhados da Prefeitura de Caen, no Nordeste da França Imagem: LOU BENOIST / 21.nov.2024-AFP

Em Orne, apesar de medidas de precaução como a salinização das rodovias, dez acidentes de trânsito já haviam ocorrido até às 10h (6h em Brasília), logo no começo da queda dos primeiros flocos. O trânsito estava "muito delicado" em estradas como A84, N12, N176 e A28. O transporte escolar foi suspenso nesta região e na Mancha, Calvados, Eure e Eure-et-Loir.

Carteira anda em meio à neve em Paris
Carteira anda em meio à neve em Paris Imagem: JOEL SAGET /21.nov.2024-AFP

Em alguns locais, as temperaturas devem ficar próximas das registradas em janeiro, no auge do inverno, que se inicia no fim de dezembro na Europa. Em Ile-de-France, região de Paris, a expectativa é que caia de 1 a 5 centímetros de neve em média, chegando a 10 centímetros nas cidades mais ao sul.

A queda de neve também é esperada a baixa altitude no sul dos Alpes. O vento soprará forte, com "rajadas entre 100 km/h e 120 km/h no litoral dos departamentos colocados em vigilância laranja" e, no interior, até "mais de 150 km/h nos pontos mais altos do Alpes", especificou Météo France.

Turistas enfrentam neve para conhecer atrações em Paris
Turistas enfrentam neve para conhecer atrações em Paris Imagem: SAMSON / 21.nov.2024-AFP
Continua após a publicidade

A ponte Saint-Nazaire poderia ser fechada durante a tarde se as rajadas ultrapassarem os 120 km/h. Na Nova Aquitânia, várias linhas de trens foram interrompidas por precaução na região de Bordeaux, devido aos ventos.

Ventos fortes também podem causar avalanches nos Alpes. "É necessária extrema vigilância para a prática de todas as atividades de montanha e principalmente caminhadas ou esqui", com "risco de avalanche no Mont-Blanc", indicou a prefeitura de Haute Savoie.

Neve pela Europa

Pedestre anda com cachorro nas ruas de Paris; neve chegou mais cedo em 2024 na capital francesa
Pedestre anda com cachorro nas ruas de Paris; neve chegou mais cedo em 2024 na capital francesa Imagem: Dimitar DILKOFF /21.nov.2024-AFP

Outros países europeus também registram a volta da neve desde a noite de terça-feira, devido a uma depressão de baixa pressão que se instalou sobre a Europa Central, com ar frio polar e correntes de alta altitude, explica o canal Euronews.

Cidade de Thaon, no nordeste da França, foi uma das mais afetadas pela neve nesta quinta-feira (21)
Cidade de Thaon, no nordeste da França, foi uma das mais afetadas pela neve nesta quinta-feira (21) Imagem: LOU BENOIST / AFP
Continua após a publicidade

Várias províncias belgas estão em alerta, como Hainaut, Liège, Luxemburgo e Namur. Na Áustria, motoristas de caminhão foram obrigados a instalar correntes contra a neve em seus pneus para poderem circular nas estradas, assim como na Polônia e na República Tcheca.

(Com informações da AFP)

Deixe seu comentário

Só para assinantes