Topo

Editora Abril transfere dez títulos para a Editora Caras

11/07/2014 16h58

A Editora Abril divulgou comunicado informando que vai transferir dez de seus títulos de revistas para a Editora Caras. Serão transferidos os títulos "Aventuras na História", "Bons Fluidos", "Manequim", "Máxima", "Minha Casa", "Minha Novela", "Recreio", "Sou+Eu", "Vida Simples" e "Viva Mais".

Pelo acordo firmado, a Editora Caras passa a ser responsável pela produção de conteúdo, circulação e venda de publicidade das revistas. Já os serviços de assinaturas, distribuição e gráfica continuam sendo prestados pelo Grupo Abril.

Ainda de acordo com o comunicado, as redações das revistas serão transferidas gradativamente para a Editora Caras até dezembro deste ano. De acordo com a Abril, o rearranjo permitirá à companhia concentrar o foco no fortalecimento de suas marcas e dará à Editora Caras ganhos de produtividade e sinergia.

Dos dez títulos, três têm circulação superior a 100 mil exemplares por edição: Manequim, Minha Casa e Máxima, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC). A média de circulação das revistas, no entanto, tem caído nos últimos meses.

A transferência das revistas faz parte dos planos da Abril de reestruturar suas operações para tornar sua estrutura mais enxuta e eficiente e mais concentrada nas áreas de educação e logística.

No fim do ano passado, a Abril vendeu sua emissora de TV, que transmitia até setembro a programação da MTV, para o grupo Spring, responsável pela versão brasileira das revistas Rolling Stone e América Economia. O valor da transação não foi revelado.

A Editora Abril também começou a reorganizar neste ano a DGB, holding voltada à distribuição de revistas e logística do Grupo Abril, que opera com seis empresas, e vai se concentrar em três apenas, com a fusão da Dinap, Fernando Chinaglia e Magazine Express.

A Editora Caras é comandada pelo empresário argentino Jorge Fontevecchia e tem parte do capital controlado pela família Civita, dona da Abril.