PSDC vai ao TSE para trocar nome para Democracia Cristã
O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) entrou com requerimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alterar o nome da legenda para "Democracia Cristã".
Em meio à grave crise política que o Brasil atravessa, com a eclosão de escândalos de corrupção, a mudança de nome tem sido uma estratégia comum às siglas, de olho na sobrevivência nas próximas eleições.
Em 2018, o país vai eleger presidente, governadores, deputados e senadores. Pesquisa recente do instituto Ideia Big Data mostrou que cerca de 80% dos brasileiros darão preferência a "caras novas" no próximo pleito.
Em maio, o plenário do TSE aprovou a troca do nome do Partido Trabalhista Nacional (PTN) para "Podemos". Em tramitação, além do pedido do PSDC, há o do PTdoB, que quer passar a se chamar "Avante". Nos bastidores também estudam mudar de nome o Democratas (DEM), para "Centro Democrático", e o Partido Ecológico Nacional (PEN), para "Prona" - mesmo nome da legenda de "Reedificação da Ordem Nacional", de Enéas Carneiro, morto há 10 anos.
Na esteira, o cenário político brasileiro apresentou, em 2015, o Partido Novo e pode ter ainda o "Livres", tentativa de renovação do Partido Social Liberal (PSL).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.