Eleições 2020 - 2º turno

Quem são os vices de Covas e Boulos?

Por Carolina Marins

Esconde ou mostra?

Enquanto Bruno Covas (PSDB) parece tentar preservar o vereador Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) inventou um "papamóvel" para Luiza Erundina ir às ruas.
Divulgação

Quem é Ricardo Nunes?

O vice de Bruno Covas é vereador pelo MDB eleito em 2012 e reeleito em 2016. Na Câmara Municipal, Nunes compõe a Bancada da Bíblia e se coloca contra pautas LGBT e de gênero. Covas queria uma vice mulher, mas pesou a favor de Nunes um perfil mais conservador para equilibrar acenos progressistas do prefeito.
UOL

"Pedra no sapato"

Suspeitas sobre o vereador se tornaram alvo preferencial de adversários na reta final do primeiro turno. No segundo, virou tema de propaganda eleitoral de Boulos (foto).
Reprodução/Redes Sociais

Acusação de violência doméstica

Nunes foi acusado em 2011 pela esposa, com quem segue casado até hoje. A mulher registrou um boletim de ocorrência e fez postagens nas redes sociais. Nenhuma das duas denúncias avançou e virou processo na Justiça.
UOL

Máfia das creches

Segundo a Folha, entidade ligada a Nunes pagou com dinheiro público empresas investigadas na máfia das creches e uma dedetizadora que pertence à família do parlamentar. Ele nega.
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Ele [Ricardo Nunes], não apenas, não tem nenhum processo no judiciário, [como] não há indício de caso de corrupção. Ele, sim, foi lutar para conseguir recursos para a cidade. Ele conseguiu retomar R$ 1,2 bilhão que os bancos deviam para São Paulo. Fazer discurso é muito fácil; o difícil é enfrentar bancos como o vereador Ricardo Nunes, ao lado de outros vereadores, fez.

Bruno Covas (PSDB)
UOL

Quem é Luiza Erundina?

A paraibana é deputada federal, foi eleita vereadora em 1982 e foi prefeita entre 1989 e 1992. Foi a primeira mulher eleita para o executivo da cidade, e venceu Paulo Maluf e José Serra. Desligou-se do PT em 1997, passou pelo PSB e é atualmente filiada ao PSOL.
Arnaldo Nunes/FuturaPress/Estadão Conteúdo

Votação

É deputada federal há seis mandatos, tendo sido reeleita em 2018 com mais de 176 mil votos, ficando entre os 15 mais votados de São Paulo. Na vida pública, defende maior participação feminina na política, educação, saúde e reforma política.
UOL

"Erundinamóvel"

Nascida 30 de novembro de 1934, Erundina tem 85 anos e é parte do grupo de risco para a covid-19. O partido equipou a caçamba de uma picape com uma estrutura de vidro para que ela possa participar de agendas de rua.
UOL

Agendas solo

A estratégia do PSOL tem sido realizar atos diferentes para os candidatos e, assim, tentar estar em dois lugares ao mesmo tempo. De cima da picape, a voz da deputada é projetada por caixas de som.
Marcelo Oliveira/UOL

Quero aliar minha experiência com a experiência administrativa da gestão da Luiza Erundina. Ela deixou realizações muito fortes na cidade. desde mutirões de moradia, seis hospitais municipais, sacolões na periferia, ela inverteu prioridades e soube lidar com a máquina pública de SP.

Guilherme Boulos,
na TV Cultura
UOL

UOL/Folha

Ela participou nesta quarta-feira (25) da sabatina e criticou o vice de Covas por "se esconder". Ricardo Nunes também foi convidado, mas se recusou por "problemas de agenda"
UOL

Fato é que, de um lado, Boulos tem mostrado sua vice sempre que pode. Na propaganda de TV, nas redes sociais, nas citações em debates, no café (literalmente) e até numa espécie de "papa móvel". E o fato de que ninguém sabe, ninguém viu o vice de Bruno Covas até o momento, virou brecha para seu adversário questionar o que ele está escondendo, afinal.

Matheus Pichonelli,
Colunista do UOL
Acervo Pessoal
Publicado em 24 de novembro de 2020.
Edição: Clarice Cardoso