Papa Francisco no Brasil

Papa já está indo para Roma

Direto da Redação

  • Vídeos
  • Imagens
  • Infográficos
  • Todos

Cobertura encerrada, agradecemos a audiência. Fiquem no Uol

O avião que leva o papa deixa o Brasil rumo à Itália

O avião se prepara para decolar.

Papa Francisco entra no avião.

Antes de entrar no avião, o papa abençoa as pessoas do lado de fora da aeronave. Ele também cumprimenta a tripulação.

O papa vai cumprimentando políticos e bispos brasileiros antes de entrar no avião.

Papa Francisco caminha na direção do avião, ao lado do vice-presidente do Brasil, Michel Temer.

O carro que leva o papa segue para o avião.

No trajeto para o carro que o levará ao avião, Francisco vai cumprimentando autoridades.

O papa caminha por um tapete vermelho, em direção ao carro que o levará ao avião. A previsão é de que ele embarque para Roma às 19h30.

"O Papa vai embora e lhes diz “até breve”, um “até breve” com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês", termina Francisco.

"Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade".

Papa: "O meu pensamento final, minha última expressão das saudades, dirige-se a Nossa Senhora Aparecida. Naquele amado Santuário, ajoelhei-me em prece pela humanidade inteira e, de modo especial, por todos os brasileiros".

"A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho", diz o papa.

Francisco: "Neste clima de gratidão e saudades, penso nos jovens, protagonistas desse grande encontro: Deus lhes abençoe por tão belo testemunho de participação viva, profunda e alegre nestes dias! Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação; não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários".

"De modo particular agradeço à Senhora Presidenta, aqui representada por seu vice-presidente, por ter-se feito intérprete dos sentimentos de todo o povo do Brasil para com o Sucessor de Pedro", diz o papa.

"Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha".

O papa começa seu discurso na base Aérea do Galeão: "Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas – estou certo – tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades".

Um casal acompanhado dos filhos entrega um ramalhete de flores ao papa.

"Boa viagem, papa Francisco. Volte logo", dia Temer.

"Na próxima vez que vier ao Brasil, não precisará abrir a porta. Ela já está aberta", diz Temer. "Na próxima vez, entre sem pedir licença".

Michel Temer discursa para o papa: "É Vossa Santidade um verdadeiro evangelizador".

Hino brasileiro é tocado na cerimônia de despedida do papa Francisco.

O hino do Vaticano é tocado. Em seguida, será a vez do hino brasileiro.

Papa Francisco e Michel Temer se sentam em duas poltronas, no palco onde haverá a cerimônia.

O papa chega ao local da cerimônia. Ele é acompanhado pelo vice-presidente do Brasil, Michel Temer.

O papa se desloca de carro dentro da Base Aérea do Galeão até o local onde será realizada a cerimônia de despedida.

Um grupo de crianças com a camisa da jornada Mundial da Juventude espera o papa, próximo ao local onde será realizada a cerimônia de despedida do pontífice.

O papa caminha pela pista da Base Aérea do Galeão, rumo ao local onde será feita a cerimônia de sua despedida.

O helicóptero que leva o papa Francisco do RioCentro à Base Aérea do Galeão pousa na pista do Aeroporto.

O avião da companhia Alitalia já está na pista da Base Aérea do Galeão à espera do papa Francisco. Na cabine do piloto, as bandeiras do Brasil e do Vaticano tremulam na janela.

Estão liberados os acessos a Copacabana pelo Corte de Cantagalo, Túnel Velho e por Ipanema (Rua Francisco Otaviano).

Cerca de 1.000 garis da comlurb limpam a av. Atlântica, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

O papa Francisco embarca no helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira) rumo à Base Aére do Galeão.

Hoje foi o dia mais movimentado na 12ª DP (Copacabana) durante toda a semana da JMJ. Segundo a recepção, ao menos 100 pessoas registraram ocorrência por furto. Uma argentina de 27 anos que se identificou apenas como Milagros disse que teve a carteira com todos os documentos roubada nesta tarde. “Tive que vir aqui registrar ocorrência para conseguir sair do país”, afirmou.

Os ministros da Defesa, Celso Amorim, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, também estão entre os presentes da cerimônia de despedida do papa na Base Aérea do Galeão. Ao todo, são 450 convidados, do Comitê Organizador Local da JMJ, do Vaticano e dos governos em seus três níveis (federal, estadual e municipal).

O papa vai pegar um helicóptero no RioCentro para ir até a Base Aérea do Galeão, onde embarcará para Roma.

Francisco vai deixando o local no papamóvel.

O papa deixa o palco do RioCentro carregando sua maleta preta. A banda que anima o encontro toca o hino da JMJ.

"Rezem por mim", pede o papa aos voluntários, ao terminar seu discurso no RioCentro.

O papa reza uma Ave-Maria com os voluntários.

"Agradeço a tudo o que fizeram estes dias", diz o papa aos voluntários. "Não se esqueçam de nada o que vocês fizeram aqui. Contem sempre com minhas orações, sei que posso contar sempre com as orações de vocês".

"Se rebelem, contra a cultura do provisório. [...] Eu tenho confiança em vocês e rezo por vocês, tenham a coragem de ir contra a corrente", diz o papa.

O papa começa seu discurso: "Não podia regressar a Roma, sem antes agradecer de modo pessoal e afetuoso a cada um de vocês. Pelo trabalho de dedicação, de acompanhar os milhares de jovens peregrinos, pelos inúmeros pequenos detalhes que fizeram desta Jornada Mundial da Juventude uma experiência inesquecível de fé".

"Com alegria, esperamos encontrar com Vossa Santidade em nossa pátria. Estamos rezando e amando muito você", diz a jovem voluntária polonesa, que presenteou o papa com uma camisa do país.

O jovem dá uma camisa do uniforme dos voluntários de presente para o papa. Uma jovem polonesa qjue trabalhou como voluntária na JMJ do Brasil lê uma mensagem ao papa Francisco sobre a próxima o evento de 2016, em Cracóvia, na Polônia.

"Estamos contigo papa francisco. Conte sempre com a gente. [...] Vamos fazer discípulos entre todas as nações, Muito obrigado, papa francisco", diz o voluntário.

Um dos voluntários fala ao papa: "O que nos guiava e dava força nos momentos de desânimo era a certeza de que estávamos ali por Deus".

O papa chega ao palco do RioCentro.

O papa entra de papamóvel no RioCentro, ao som da canção "Peregrino Incansável". no local, foi feito um caminho para o pontífice percorrer até chegar ao palco..

O papa anda de papamóvel dentro do estacionamento do RioCentro.

A apresentadora do evento que reunirá o papa e voluntários anuncia que Francisco está no local e o público faz festa.

Papa Francisco chega ao RioCentro, para encontro com voluntários da Jornada. Dentro do local, uma banda anima o evento.

Milhares de voluntários da JMJ já estão no RioCentro, zona oeste da capital fluminense, para o encontro com o papa Francisco.

Os garis da COMLURB começam a limpar a av. Atlântica, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

Da janela do helicóptero, o papa Francisco sorri e dá adeus para as pessoas que estão na pista de pouso, da Residência Assunção.

Cristina Kirchner é assediada por fãs em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

Leia Mais

Papa embarca em helicóptero rumo ao RioCentro, para encontro com voluntários da JMJ.

Na estação Siqueira Campos, não há mais filas para entrar no metrô. Apesar disso, as catracas continuam abertas.

A presidente Dilma Rousseff, que participou da missa na praia de Copacabana pela manhã, não participará da despedida, como já estava previsto.

No Aeroporto Internacional Tom Jobim, a cerimônia está programada para começar às 18h. O papa Francisco deve embarcar no avião da Alitalia, que já está posicionado na pista da base aérea, às 19h, em direção a Roma, na Itália.

Um helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira) já está posicionado na Residência Assunção, para levá-lo ao RioCentro, zona oeste da cidade. No local, Francisco terá um encontro com voluntários da JMJ.

Antes de sair da Residência Assunção, onde teve um encontro com o Comitê do CELAM, papa Francisco tira fotos com os religosos que participaram da reunião.

Foi montado um forte esquema de segurança na base aérea, com homens da Aeronáutica, Exército e Polícia Federal. Os convidados foram rigorosamente revistados, com detectores de metais e cães que farejam sinais de explosivos.

O local que abrigará a cerimônia de despedida do Francisco já está pronto. Trata-se de um hangar situado na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro. Alguns convidados - entre eles o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, já estão sentados em cadeiras colocadas em frente ao palco onde o pontífice e o vice-presidente da República, Michel Temer, irão discursar.

Termina o encontro do papa com o Comitê do CELAM, na Residência Assunção, no Sumaré.

A Guarda Municipal informou que o trânsito começará a ser liberado quando o público deixar totalmente a praia de Copacabana. No túnel Novo, que liga Copacabana a Botafogo, alguns carros de moradores e táxis se andam devagar, no meio dos peregrinos.

O papa afirma que o clericalismo na América Latina o preocupa: "Se trata de uma cumplicidade pecadora", diz.

O discurso do papa fala dos desafios da Igreja Católica e da importância de trazer de volta fiéis que se desiludiram e que saíram ou se afastaram da instituição.

Devido a um encontro do papa com voluntários da JMJ no Riocentro, zona oeste, a av. Olof Palme está interditada no sentido Estrada dos Bandeirantes. O desvio é feito pela rua Abraão Jabour. A Abrão Jabour também está interditada, no sentido av. Salvador Allende, com o tráfego sendo desviado pela Olof Palme.

O CELAM trabalha com Comissões que se encarregam de estudar e propor linhas de trabalho: Comunhão Eclesial e Diálogo; Missão e Espiritualidade; Vocações e Ministérios; Família e Vida; Cultura e Educação; Justiça e Solidariedade, Secção Mobilidade Humana e Comunicação e Imprensa.

O CELAM foi criado em 1955 e é um organismo de comunhão, reflexão, colaboração e serviço entre os bispos latino-americanos como sinal e instrumento de afeto entre os bispos e comunhão com a Igreja universal e com o papa.

O discurso do papa se dirige aos membros da CELAM, para estabelecer a orientação do caminho que a Igreja deve seguir na América Latina.

Os religiosos rezam uma Ave-Maria antes do início da reunião.

No Auditório do Centro de Estudos de Sumaré, o papa está reunido com o Comitê de Coordenação da CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano).

Está prevista para as 17h30 a chegada do papa Francisco, ao RioCentro, na zona oeste do Rio de Janeiro. No local, ele terá um encontro com voluntários da JMJ.

Casal fica noivo em acampamento na praia de Copacabana

Leia Mais

Homem faz "banheiros do papa" em Guaratiba e perde R$ 10 mil sem Francisco

Leia Mais

No metrô, a estação Cardeal Arcoverde está aberta apenas para embarque. Na estação Siqueira Campos, o embarque está sendo realizado pela rua Figueiredo Magalhães e o desembarque pela rua Siqueira Campos. Em Botafogo, somente os acessos Mena Barreto e Voluntários da Pátria estão abertos para embarque e desembarque.

Durante a tarde, o papa vai se reunir com o Comité de Coordenação da CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), no Auditório do Centro de Estudos de Sumaré. Francisco vai dirigir seu discurso aos membros da instituição que estabelece a orientação do caminho que a Igreja Católica deve seguir na América Latina.

Após discurso do papa, fila para embarque em metrô ocupa quatro quarteirões

Leia Mais

Atualização em 20s

Qualidade:

  • Média
  • Alta

UOL Cursos Online

Todos os cursos