Ao VivoMesmo com protestos, Senado aprova PEC do Teto

Comunicar erro

Encerramos agora cobertura sobre a PEC do Teto

Encerramos neste momento a cobertura de hoje da votação da PEC do Teto e dos protestos contra a proposta. Obrigada pela atenção!

Manifestantes lançam rojões em direção à área interna da Fiesp

Manifestantes lançam rojões em direção à área interna da Fiesp - Paulo Whitaker/Reuters

Grupo tenta invadir apartamentos de parlamentares em Brasília

Dezenas de pessoas tentaram invadir, no fim da tarde desta terça (13), apartamentos funcionais de parlamentares na quadra 302 Norte, em Brasília. Vídeos feitos por moradores mostram que vários integrantes do grupo chegaram ao local com os rostos cobertos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, ao menos 40 pessoas foram detidas no local. O grupo teria feito parte da manifestação contra a PEC do Teto de Gastos, realizada mais cedo na Esplanada dos Ministérios. O ato foi disperso após ação da Polícia Militar que usou bombas de gás lacrimogêneo.  Leia Mais

Grupo tenta invadir apartamentos de parlamentares em Brasília - Divulgação/Polícia Civil

Manifestantes forçam grade do prédio da Fiesp, na avenida Paulista

Manifestantes forçam grade do prédio da Fiesp, na avenida Paulista - Taba Benedicto/Folhapress

Manifestantes protestam contra PEC do Teto no Recife

Manifestantes ligados a diversos movimentos sociais promoveram no Recife, nesta terça-feira (13), uma caminhada contra a PEC do Teto dos Gastos. O ato começou na praça do Derby, na área central da cidade, e seguiu pela avenida Conde da Boa Vista. O grupo ateou fogo em lixo em ao menos dois cruzamentos durante o trajeto, bloqueando o trânsito. Leia Mais

Manifestantes invadem e depredam prédio da Fiesp, na Paulista

Um grupo de manifestantes invadiu, na noite desta terça-feira (13), o prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na avenida Paulista, área central da capital paulista. Eles lançaram fogos de artifício na área interna do edifício e também promoveram quebra-quebra. O acesso ao prédio estava fechado quando ocorreu a invasão. As informações são da Globo News. Ninguém foi detido até o momento, segundo a Polícia Militar. Os manifestantes, que protestam contra a PEC do Teto dos Gastos, se concentraram mais cedo nas proximidades da praça do Ciclista e seguem em caminhada em direção ao parque do Ibirapuera, na zona sul da cidade.

PM prende 2 por incendiar ônibus em protesto contra PEC em Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal informou ter prendido duas pessoas por queimarem um ônibus durante manifestação contra a PEC 55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A PM divulgou uma foto na qual uma pessoa --que depois foi detida-- aparece ateando fogo ao veículo. Segundo nota da Secretaria de Segurança Pública, a manifestação "ocorreu de forma tranquila até por volta de 17h, quando um grupo de manifestantes iniciou o confronto com a linha de revistas da Polícia Militar". De acordo com o comunicado, os policiais revistavam manifestantes quando um grupo "se negou a passar pelo procedimento, arremessando pedras e paus contra os policiais militares, que precisaram conter o distúrbio com os meios necessários."

PM prende 2 por incendiar ônibus em protesto contra PEC em Brasília - Divulgação/Polícia Militar do Distrito Federal

Manifestantes se reúnem em São Paulo para protesto contra PEC

Manifestantes estão reunidos no começo da noite desta terça-feira (13) na avenida Paulista, área central de São Paulo, para protesto contra a PEC do Teto de Gastos, aprovada hoje no Senado. O ato foi convocado pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo, que englobam diversos movimentos sociais.

Manifestantes se reúnem em São Paulo para protesto contra PEC - Masao Goto Filho/Estadão Conteúdo

Em Brasília, grupo protesta contra aprovação da PEC do Teto

Ônibus é incendiado em Brasília durante protesto contra PEC 55

Um ônibus foi incendiado, em via próxima à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na tarde desta terça-feira (13), durante manifestação contra a aprovação da PEC que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. 

Ônibus é incendiado em Brasília durante protesto contra PEC 55 - Pedro Ladeira/Folhapress

Cinco PMs ficam feridos durante protesto em Brasília contra PEC

Ao menos cinco policiais militares ficaram feridos durante protesto contra a PEC do Teto, no fim da tarde desta terça-feira (13) em Brasília. Um tenente, três sargentos e um soldado foram socorridos para o Hospital de Base, segundo informações da PM.

Sucesso da PEC está atrelado à Reforma da Previdência, diz economista

"O ótimo é inimigo do bom." Assim o economista Felipe Salto, especialista em contas públicas ligado ao PSDB, resume sua defesa da PEC do Teto dos Gastos Públicos, proposta de emenda constitucional definitivamente aprovada nesta terça-feira (13) pelo Senado. Embora tenha feito críticas públicas ao texto aprovado, ele refuta as acusações de que o governo Michel Temer teria sido autoritário ao não aceitar que o Senado fizesse alterações na proposta --qualquer mudança remeteria a PEC novamente à Câmara, atrasando sua aprovação. Leia Mais

PEC aprovada no aniversário do AI-5 é tema mais comentado nas redes

Após a aprovação da PEC do Teto, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, os internautas foram às redes sociais para comentar uma coincidência curiosa sobre o dia de hoje. Há 48 anos, o regime militar promulgava o AI-5 (Ato Institucional nº 5), decreto que ampliou os poderes de repressão. Os termos "AI-5", "Teto" e "PEC 55" chegaram ao topo dos tópicos mais comentados no Twitter mundial, com mais de 60 mil menções. Leia Mais

Manifestantes se reúnem em Porto Alegre para ato contra PEC

Manifestantes estão reunidos no fim da tarde de hoje na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre, para protestar contra a PEC do Teto dos Gastos, aprovada mais cedo, em segunda votação, pelo Senado. Os participantes do ato também são contrários às medidas de austeridade anunciadas pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

Belo Horizonte tem protesto contra PEC do Teto de Gastos

Manifestantes contrários à aprovação da PEC do Teto de Gastos fazem um protesto contra a medida no fim da tarde de hoje em Belo Horizonte. Eles saíram da praça Sete de Setembro e caminham pela avenida Afonso Pena. 

Aliado de Temer diz que votou contra PEC por gastos com saúde

O senador Dário Berger (PMDB-SC), apesar de ser da base de apoio do governo do presidente Michel Temer (PMDB), mudou seu voto na segunda votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Teto dos Gastos e se manifestou contrário à principal proposta do governo Temer para a economia. Berger, que havia votado a favor da PEC no primeiro turno de votação no Senado, diz que seu voto contrário à proposta se deve a discordância sobre as regras da medida para os investimentos em saúde. Leia Mais

Aliado de Temer diz que votou contra PEC por gastos com saúde - Jefferson Rudy/Agência Senado - 20.abr.2016

Ônibus é incendiado em Brasília durante protesto contra PEC 55

Um ônibus foi incendiado, em via próxima à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na tarde desta terça-feira (13), durante manifestação contra a aprovação da PEC que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. 

Ônibus é incendiado em Brasília durante protesto contra PEC 55 - Divulgação/Polícia Militar

Aprovação da PEC do Teto foi vitória da maior importância, diz Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, avaliou nesta terça-feira (13) que a aprovação em segundo turno no Senado da PEC que limita os gastos públicos representa uma "vitória da maior importância", acrescentando que o número menor de votos favoráveis não significa que a base de apoio diminuiu, já que houve ausência justificada de congressistas que votariam com o governo. Meirelles afirmou ainda que novas medidas microeconômicas serão anunciadas na quinta-feira (15) e que têm como foco a desburocratização, aumento de produtividade e facilitação do processo de aprovação e de tomada de crédito. Leia Mais

Manifestantes protestam no Rio contra medidas de Temer e Pezão

Manifestantes protestam no fim da tarde desta terça-feira (13) contra a PEC do Teto de Gastos, na avenida Rio Branco, uma das principais vias do centro do Rio de Janeiro. Eles são contrários também à proposta do governo Temer de reforma da Previdência e contra os cortes propostos pelo governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. O grupo saiu da igreja da Candelária e segue em direção à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

Manifestantes protestam no Rio contra medidas de Temer e Pezão - Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Policias e manifestantes entram em confronto durante protesto na Esplanada

Policiais militares e manifestantes entraram em confronto na tarde de hoje (13) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante protesto contra a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Teto dos Gastos Públicos. Os manifestantes jogaram garrafas de vidro, pedras e bombas, e os policiais responderam com bombas de efeito moral, spray de pimenta e gás lacrimogêneo. Leia Mais

PM fica ferido durante ato em Brasília contra PEC do Teto

Um policial militar do Distrito Federal ficou ferido depois de ser atingido por uma pedra durante protesto realizado na tarde desta terça-feira (13), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra a PEC 55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A proposta foi aprovada hoje, em segunda votação, no Senado e deverá ser promulgada em sessão do Congresso Nacional na quinta-feira (15). Com a promulgação, o texto passará a ter força de lei.

PM fica ferido durante ato em Brasília contra PEC do Teto - Jéssica Nascimento/UOL

Senado tem bate-boca após crítica à PEC: 'coveiros da cidadania'

Salário mínimo só deve subir acima da inflação em 2022, diz professor

Com a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos, o salário mínimo só deve voltar a ter aumento acima da inflação a partir de 2022, segundo José Matias-Pereira, professor de administração pública da UnB (Universidade de Brasília). A PEC prevê que, se o governo estourar o limite máximo de despesas, não haja aumento de gastos acima da inflação --incluindo o salário mínimo. Leia Mais

Salário mínimo só deve subir acima da inflação em 2022, diz professor - Getty Images/iStockphoto

PM lança bombas contra manifestantes em Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal iniciou no fim da tarde desta terça (13) a repressão a manifestantes que estavam concentrados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para protestar contra a aprovação da PEC do Teto de Gastos. Bombas foram lançadas pelos policiais, vários deles a cavalo, contra os militantes que se reuniam na altura da Biblioteca Nacional de Brasília.

Temer comemora aprovação da PEC do Teto dos Gastos

Parlamentares da oposição comparam PEC a ato da ditadura militar

Parlamentares de oposição ao governo do presidente Michel Temer usaram as redes sociais para comparar a PEC do Teto de Gastos ao AI-5 (Ato Institucional nº 5), decreto que ampliou os poderes de repressão da ditadura militar, se valendo da coincidência de datas entre as duas medidas. Assim como a PEC, aprovada esta terça (13) no Senado, o AI-5 foi decretado em um 13 de dezembro, mas de 1968. “Hoje é aniversário do AI-5, o ato que suspendeu os direitos e a liberdade do povo brasileiro há 48 anos. A PEC 55 é o AI-5 contra os pobres”, escreveu a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), por sua vez, fez o seguinte post: “O último turno da PEC da Morte vai ser votado hoje no Senado, no mesmo dia do aniversário do AI-5. Faz sentido.” Outros parlamentares que fizeram a comparação entre a PEC e o AI-5 --ou ao menos a criticaram citando a coincidência de data com o decreto da ditadura-- foram o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e os deputados federais Ivan Valente (PSOL-SP), Paulo Pimenta (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP), Margarida Salomão (PT-MG) e Chico D'Angelo (PT-RJ), assim como movimentos sociais como CUT (Central Única dos Trabalhadores), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a UNE (União Nacional dos Estudantes).

PEC 55 é quase sentença de morte para futuro do Brasil, diz líder do PT

Depois da aprovação da PEC 55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), voltou a fazer duras críticas à medida. "Essa PEC 55 é quase que uma sentença de morte para o futuro do Brasil", declarou nesta terça-feira (13). Leia Mais

Universitários bloqueiam avenida com cadeiras em protesto contra PEC

O cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de Maio, em Fortaleza, amanheceu bloqueado nesta terça-feira (13). Durante quase quatro horas, cerca de 200 estudantes da Universidade Federal do Ceará interromperam o trânsito em protesto contra a PEC 55, que estabelece limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Leia Mais

Temer classifica aprovação da PEC do Teto dos Gastos como 'vitória'

O presidente Michel Temer classificou como uma “vitória” a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 55, que estabelece um teto para os gastos do governo em 20 anos. "Quero registrar o meu agradecimento ao Congresso Nacional, que foi de uma preocupação absoluta com o Brasil, que fez essa parceria conosco para que tivéssemos a vitória que estamos tendo na Casa Legislativa", declarou na tarde desta terça-feira (13), durante o lançamento do programa de renovação da frota de ônibus do sistema de transporte público no Brasil, em Brasília.

Temer classifica aprovação da PEC do Teto dos Gastos como 'vitória' - Beto Barata/Presidência da República

Como a PEC do Teto aprovada no Congresso pode afetar sua vida

O governo do presidente Michel Temer (PMDB) aprovou nesta terça-feira (13) a principal medida econômica do governo neste ano: a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que congela os gastos da administração federal pelos próximos 20 anos. Apelidada de PEC do Teto, por impor um limite ao crescimento das despesas, a medida é apresentada pelo governo como necessária para recuperar a confiança na economia, melhorar as contas públicas e retomar a geração de empregos. Os críticos da medida dizem que ela vai achatar os investimentos em saúde e educação, o que vai piorar os serviços entregues à população. Durante a tramitação da PEC no Congresso, houve protestos contra a medida por todo o país. Veja alguns pontos para entender como a PEC pode afetar sua vida: Leia Mais

UOL Cursos Online

Todos os cursos