Topo

Esplanada tem esquema especial de segurança por causa da votação da PEC do Teto

13/12/2016 08h48

Brasília - A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) manterá fechado o trânsito na Esplanada dos Ministérios durante a maior parte desta terça-feira, 13, em virtude de manifestações previstas para hoje, quando estará em votação no Senado a PEC do Teto, Proposta de Emenda à Constituição que limita o crescimento dos gastos públicos à variação da inflação pelos próximos 20 anos. A votação final do texto, em segundo turno na Casa, é o primeiro item da sessão agendada para começar às 10 horas.

A interdição abrange os dois sentidos do Eixo Monumental de Brasília, conjunto de pistas que levam à Esplanada, e vai até a altura da L4 Sul. O bloqueio teve início à meia-noite. Durante a interdição, a recomendação é para que os motoristas utilizem as vias N2 e S2, que são paralelas ao Eixo Monumental e ficam trás dos anexos dos ministérios.

O governo local explica que o esquema especial foi montado para garantir a segurança dos manifestantes, das pessoas que passam pela área central da cidade e dos patrimônios público e privado. A Polícia Militar vai mobilizar inicialmente 600 policiais, podendo chegar até a 2 mil; o Corpo de Bombeiros, 60 homens; e o Detran, 20 agentes. A Polícia Civil vai escalar 36 policiais e reforçar o atendimento da 5ª Delegacia de Polícia Civil, onde possíveis flagrantes serão centralizados.

Os manifestantes poderão ocupar apenas o gramado central da Esplanada. Haverá revistas pessoais para evitar a entrada de objetos cortantes ou inflamáveis e pedaços de madeira. O Eixo Monumental só será liberado duas horas depois do fim do protesto.

A Secretaria de Segurança do DF informa ainda que toda a Esplanada será monitorada em tempo real pelas câmeras conectadas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que reúne representantes de todos os órgãos envolvidos na operação.

Segundo o órgão, desde janeiro a Esplanada recebeu 143 manifestações que foram previamente comunicadas à SSP-DF. Somente uma não foi pacífica, a do dia 29 de novembro, com a depredação de prédios públicos e carros particulares. Nesse dia, ocorreu a votação da PEC do Teto no Senado em primeiro turno.