Esplanada tem esquema especial de segurança por causa da votação da PEC do Teto
A interdição abrange os dois sentidos do Eixo Monumental de Brasília, conjunto de pistas que levam à Esplanada, e vai até a altura da L4 Sul. O bloqueio teve início à meia-noite. Durante a interdição, a recomendação é para que os motoristas utilizem as vias N2 e S2, que são paralelas ao Eixo Monumental e ficam trás dos anexos dos ministérios.
O governo local explica que o esquema especial foi montado para garantir a segurança dos manifestantes, das pessoas que passam pela área central da cidade e dos patrimônios público e privado. A Polícia Militar vai mobilizar inicialmente 600 policiais, podendo chegar até a 2 mil; o Corpo de Bombeiros, 60 homens; e o Detran, 20 agentes. A Polícia Civil vai escalar 36 policiais e reforçar o atendimento da 5ª Delegacia de Polícia Civil, onde possíveis flagrantes serão centralizados.
Os manifestantes poderão ocupar apenas o gramado central da Esplanada. Haverá revistas pessoais para evitar a entrada de objetos cortantes ou inflamáveis e pedaços de madeira. O Eixo Monumental só será liberado duas horas depois do fim do protesto.
A Secretaria de Segurança do DF informa ainda que toda a Esplanada será monitorada em tempo real pelas câmeras conectadas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que reúne representantes de todos os órgãos envolvidos na operação.
Segundo o órgão, desde janeiro a Esplanada recebeu 143 manifestações que foram previamente comunicadas à SSP-DF. Somente uma não foi pacífica, a do dia 29 de novembro, com a depredação de prédios públicos e carros particulares. Nesse dia, ocorreu a votação da PEC do Teto no Senado em primeiro turno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.