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A importância do tempo cara a cara

Richard Branson

07/08/2014 00h34

"No mundo atual que cresce cada vez mais rápido e fica cada vez menor, parcerias de negócios estão cada vez mais sendo tratadas online. Como você recomendaria lidar com parceiros quando você não dispõe mais do luxo de reuniões constantes em pessoa?"

– Andres Jaramillo

Atualmente é possível entregar uma apresentação para um cliente na África do Sul de manhã, vender um produto para um cliente na Austrália à tarde e encerrar o dia comendo peixe com batata frita no litoral britânico – tudo graças às tecnologias globais inovadoras que permitem que negócios sejam administrados de qualquer lugar por uma conexão de Internet.

Para mim, tomar decisões de negócios na Ilha Necker, um local relativamente remoto no Caribe, significou abraçar diferentes formas de comunicação. Hoje, qualquer empresa bem-sucedida deve fazer o mesmo.

Pessoalmente, eu ainda prefiro as reuniões em pessoa. Você pode aprender muito com o contato olho no olho, com a linguagem corporal e com o tom da conversa (o tom apropriado, afinal, nem sempre é passado nas conversas virtuais). Quando se trata de parcerias de negócios, se você tiver a oportunidade de estabelecer primeiro uma conexão pessoal, face a face, opte por ela. Então quando os contatos posteriores ocorrerem online, você terá uma base para um bom relacionamento.

Usar diferentes plataformas de comunicação é importante para fomentar alianças de negócios modernas, assim como a habilidade de ter uma mente aberta para permitir a entrada de novas ideias. É importante lembrar que aprender com diferentes culturas e regiões pode dar ao seu negócio uma imensa vantagem – quanto mais variado o ambiente, mais ideias boas sua equipe provavelmente terá, o que pode significar mais opções para seus clientes. Na Virgin, por exemplo, nós sempre usamos meios diferentes de comunicação para encorajar membros da equipe de todo o mundo a colaborar e inovar.

Uma forma de fazer isso é usando o Google Hangouts. Essa popular plataforma de vídeo online possibilita ver e ouvir quem está falando em um grupo, e permite ampla exibição na tela, o que é difícil de conseguir na tela de um smartphone, e impossível de fazer por e-mail. A plataforma é particularmente boa para compartilhar ideias.

Por exemplo, aproximadamente todo mês, nossa fundação sem fins lucrativos, a Virgin Unite, pede a empreendedores de todo o mundo – incluindo aqueles do Centro Branson para Empreendedorismo no Caribe e da Virgin Startup na Inglaterra – para discutirem assuntos inovadores de negócios no Google Hangouts. É uma forma fantástica, em tempo real, de nossa equipe na Virgin e vários empreendedores aprenderem uns com os outros. Nós também realizamos Hangouts internos, para que o pessoal de diferentes empresas Virgin possam compartilhar suas experiências e trabalharem mais estreitamente.

Para rápidas atualizações ao longo do dia, nós também usamos o Skype, outra ferramenta de vídeo útil. O Skype é mais rápido e mais informal que e-mail, e descobri que conversar por vídeo permite às pessoas se soltarem e relaxar. Isso é importante – assegurar que seus relacionamentos de trabalho com parceiros seja livre de estresse e amistosos é crucial para o sucesso de um negócio. Lembre que as melhores reuniões, independente do formato, consistem simplesmente de pessoas conversando umas com as outras, e conversas regulares por vídeo podem servir como uma boa alternativa para o contato em pessoa.

Quando estiver trabalhando em um projeto com alguém com quem não possa conversar regularmente, um tipo diferente de comunicação se faz necessária. Uma ferramenta relativamente barata que muitos empreendedores usam é o Evernote, um aplicativo de gestão de projeto que permite a qualquer pessoa trabalhando em um projeto em particular ver que tarefas precisam ser concluídas. O Evernote é uma boa forma de monitorar o progresso de tarefas e assegurar que sua equipe esteja dentro do prazo para o próximo lançamento ou promoção de produto.

A Virgin Galactic, onde nossas equipes estão ocupadas construindo a primeira linha espacial comercial do mundo no Deserto de Mojave, na Califórnia, é um bom exemplo de como uma mistura de comunicação física e virtual pode levar a fortes parcerias e colaboração eficaz. Como alguns membros da equipe da Virgin Galactic estão em Londres e este que vos fala está nas Ilhas Virgens Britânicas, nós dependemos de comunicação digital para nos conectarmos com os colegas na Califórnia. Assim, apesar de não estar diariamente com a equipe, eu me sinto bem informado, ciente e participando do progresso deles. E ocasionalmente vou aos Estados Unidos para ver a equipe, discutir novos avanços e compartilhar meus próprios pontos de vista e empolgação com nossas futuras viagens ao espaço!

Mas apesar das novas tecnologias terem facilitado manter contato e fomentar relacionamentos de negócios duradouros, nós não devemos nos esquecer dos velhos métodos. Por exemplo, eu ainda sou um forte defensor de escrever cartas pessoais – dedicar um esforço extra para dizer obrigado com papel e caneta após fechar um acordo de negócios, realizar um evento ou fazer uma nova conexão ajuda muito. Isso demonstra apreço genuíno e respeito. Também é bastante agradável dar as costas ao computador e pegar papel e caneta de vez em quando. Eu ainda envio bilhetes pessoais e fico sempre tocado quando os recebo.

Andres, a chave para assegurar a criação e manutenção de relacionamentos significativos com parceiros potenciais é tirar proveito das muitas tecnologias que agora estão ao seu alcance – tecnologias que provaram ser armas úteis para qualquer um disposto a abrir um negócio e desenvolvê-lo. Você também deve estar disposto a experimentar novos métodos à medida que se desenvolvam. E não esqueça de que os princípios de comunicação à moda antiga ainda são válidos.