Topo

Um em 4 passageiros na Inglaterra 'tem bactérias fecais nas mãos'

Da BBC Brasil

15/10/2008 06h55

Mais de um em quatro passageiros que usam o transporte público na Inglaterra e no País de Gales têm bactérias fecais em suas mãos, segundo uma pesquisa da London School of Hygiene and Tropical Medicine.

A pesquisa envolveu 409 pessoas em estações de ônibus e trem em cinco grandes cidades.

Segundo os pesquisadores, o tipo de bactéria encontrado sugere que as pessoas não estão lavando as mãos de maneira adequada depois de ir ao banheiro.

"Os números são bem mais altos do que nós esperávamos, e sugerem que há um problema real em relação a lavar as mãos na Grã-Bretanha", disse Val Curtis, diretor do Centro de Higiene na London School of Hygiene and Tropical Medicine.

"Se qualquer uma dessas pessoas estivesse sofrendo de uma doença que provoca diarréia, a possibilidade de essa doença ser transmitida aumentará porque essas pessoas não estão lavando as mãos", completou.

Quanto mais ao norte geograficamente eles seguiam, mais os cientistas encontravam passageiros com bactérias fecais nas mãos - homens em Newcastle, no nordeste da Inglaterra, eram os piores.

Em Newcastle e em Liverpool, mais homens apresentavam mãos contaminadas com bactérias do que as mulheres. Nas outras três cidades - Londres, Cardiff e Birmingham - o inverso foi constatado.

O estudo também verificou que as pessoas que usavam o ônibus apresentavam taxas mais altas de contaminação do que as que usavam o trem.

Trabalhadores braçais tinham mãos mais limpas do que outros profissionais, estudantes, aposentados e desempregados.

Especialistas enfatizaram a importância de manter as mãos limpas para prevenir doenças. "Todos sabemos que lavar as mãos é uma das maneiras mais importantes de evitar que infecções se espalhem, especialmente as que causam diarréia e vômito, resfriado e gripe", disse o Mike Catchpole, diretor do Centro de Infecções da Health Protection Agency.

O estudo foi realizado como parte do primeiro Dia Mundial da Lavagem de Mãos.