Topo

Cientistas restauram visão de camundongos cegos

Os ratos, que antes não percebiam a diferença entre luz e escuridão, passaram a fugir de locais iluminados (foto) para se esconder em áreas escuras, assim como fazem os animais com visão normal - Reprodução/Oxford
Os ratos, que antes não percebiam a diferença entre luz e escuridão, passaram a fugir de locais iluminados (foto) para se esconder em áreas escuras, assim como fazem os animais com visão normal Imagem: Reprodução/Oxford

07/01/2013 10h23

Cientistas britânicos anunciaram que conseguiram recuperar a visão de camundongos totalmente cegos com injeções nos olhos de células sensíveis à luz.

Os peritos da Universidade de Oxford usaram cobaias totalmente desprovidas de células fotorreceptoras sensíveis à luz em suas retinas. Eles injetaram células precursoras - células primitivas e indiferenciadas - para desenvolver a estrutura da retina no olho.

A pesquisa, publicada pela revista especializada Proceedings of the National of Sciences, constatou a formação de uma retina duas semanas após as injeções.

''Nós recriamos toda a estrutura, basicamente [isso] é a primeira prova de que você pode pegar um camundongo totalmente cego, enxertar nele as células e reconstruir toda uma camada sensível à luz'', afirmou Robert MacLaren.

Estudos anteriores obtiveram resultados semelhantes com ratos que tinham uma retina parcialmente prejudicada. De acordo com McLaren, o experimento foi como ''restaurar uma tela de computador inteira sem restaurar pixels individualmente''.

Especialistas afirmam que o setor de pesquisas ligadas à recuperação da visão está avançando rapidamente, mas ainda pairam dúvidas sobre a qualidade da visão recuperada.

Os ratos não eram capazes de distinguir entre a luz e a escuridão. A equipe de pesquisadores de Oxford afirmou que a pesquisa é semelhante aos tratamentos de pacientes de doenças degenerativas de vista. Pacientes que sofrem de retinite pigmentosa gradualmente começam a perder células sensíveis à luz presentes na retina e podem ficar cegos.

Reconstruindo a visão

Os camundongos foram testados para ver se evitavam áreas iluminadas, se suas pupilas contraíam em contato com a luz e, também, tiveram seus cérebros escaneados para aferir se a informação visual estava sendo processada pela mente.

Pete Coffee, do Instituto de Oftamologia do University College, de Londres, afirmou que a experiência aponta para possíveis tratamentos de pacientes que perderam sua visão, mas acrescentou que este e outros estudos semelhantes precisam deixar claro quão eficaz é a visão restaurada.

''Eles sabem diferenciar um animal feroz de um alimento?'', indagou Coffee, em relação a animais que receberam implantes de células sensíveis à luz.

O cientistas Robin Ali publicou uma pesquisa na revista especializada Nature mostrando que células enxertadas em camundongos cegos permitiram que animais que tinham cegueira noturna recuperassem a visão. 

De acordo com o especialista, a mesma técnica funcionou em diversos camundongos com retinas severamente prejudicadas.