Violência no Rio

Em um ano, roubo a celular cresce 121% em áreas turísticas do Rio

O número de roubos a celular cresceu de forma expressiva nas principais áreas turísticas do Rio de Janeiro, segundo levantamento feito pelo UOL com dados do ISP (Instituto de Segurança Pública). De junho a setembro de 2013, as delegacias dessas regiões registraram aumento de quase 121% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Houve ainda crescimento dos indicadores de roubos (45%), de roubo a transeunte (43%), de furtos (23,5%) e do número de boletins de ocorrência registrados (16,5%) nas seguintes delegacias: 5ª DP (Lapa), 7ª DP (Santa Teresa), 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema), 14ª DP (Leblon) 15ª DP (Gávea) e 17ª DP (São Cristóvão), além da Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo).

O levantamento considera os dados de sete delegacias situadas em regiões turísticas num período de quatro meses --de junho a setembro-- em 2012 e 2013. Em abril, o UOL mostrou que os furtos a turistas brasileiros e estrangeiros haviam aumentado 66,5% no Estado do Rio se comparados os meses de janeiro, período de alta temporada, dos últimos três anos. No primeiro mês de 2013, houve um total de 313 casos, contra 276 em janeiro de 2012 e 188 em janeiro de 2011.

Para o cientista político e diretor do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio), Geraldo Tadeu Monteiro, há uma carência no policiamento ostensivo, o que está diretamente associado com o deslocamento de efetivo para as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e a repressão ao tráfico de drogas.

"A UPP é um projeto importante. Ninguém discute isso. Mas não adianta direcionar a atenção exclusivamente para a favela. Com isso, diminui-se o policiamento ostensivo, e isso ocorre exatamente no momento em que o fluxo de turistas é cada vez maior. Cria-se um ambiente extremamente desfavorável a essa pequena criminalidade", afirmou.

Já o antropólogo Roberto Kant de Lima, da UFF (Universidade Federal Fluminense), afirmou ser mais complexa a análise dos números coletados pelo ISP, e que as variações não necessariamente significam que as áreas turísticas estão ou não mais violentas. "Roubo a turista? Um monte de gente que eu conheço que foi roubada na Espanha, na França, em Nova York, em Paris. É o que mais tem", disse.

A fim de entender a dinâmica do crescimento da criminalidade nessas áreas, a reportagem do UOL visitou as praias de Copacabana e Ipanema, além dos bairros de Santa Teresa e da Lapa, para conversar com moradores, trabalhadores e turistas.

Santa Teresa - ${ano}

Roubos em Santa Teresa sobem 93%, e morador diz: "Conheço todos os ladrões"

Os roubos a transeuntes nas ruas e ladeiras de Santa Teresa, famoso bairro do centro histórico do Rio de Janeiro, cresceram 93,2% em relação ao ano passado, na comparação entre os meses de junho, julho, agosto e setembro.

Nelson Lopes, 62, que mora em Santa Teresa há 26 anos, afirmou que todos os que vivem no bairro têm consciência de quais são os locais mais perigosos.

Leia mais

Lapa - ${ano}

"Sempre foi assim", diz morador da Lapa (RJ) após aumento nos índices de violência

Em 2013, os roubos nas ruas da Lapa e do entorno, no centro histórico do Rio de Janeiro, aumentaram mais de 50% em relação ao ano anterior, na comparação entre os meses de junho, julho, agosto e setembro.

O indicador de roubo a transeunte --a exemplo do crime que vitimou o jovem Conrado Chaves da Paz, 19, assassinado quando voltava de uma festa na Lapa-- cresceu 57,14%.

Leia mais

Praias da zona sul - ${ano}

Número de furtos aumenta mais de 90% em Copacabana

Os furtos em Copacabana, bairro nobre da zona sul do Rio, aumentaram cerca de 92% no período de junho a setembro desse ano, em comparação com o quadrimestre de 2012.

Segundo levantamento feito pelo UOL com dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), foram registradas 2.133 ocorrências na 12ª DP neste ano, com 1.074 casos a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia mais

UOL Cursos Online

Todos os cursos