Topo

Cobertas com lençóis brancos, árvores de Natal de Teresina ganham apelido de "fantasmões"

Aliny Gama

Do UOL Notícias, em Maceió

09/12/2011 12h01

As decorações de Natal costumam ser uma atração turística em várias cidades brasileiras, mas o projeto da Prefeitura de Teresina para este ano parece não ter sido bem recebido por parte da população. As árvores de Natal espalhadas pela capital piauiense ganharam o apelido de “fantasmões” e foram alvo de críticas nas redes sociais.

Há mensagens que dizem que a inspiração veio do “Halloween”, o "Dia das Bruxas", ou ainda de uma lenda urbana e mesmo de um acontecimento que ocupou os noticiários em outubro passado, a apreensão de lençóis hospitalares enviados dos Estados Unidos ao Brasil. Isso porque as árvores colocadas nos principais pontos de Teresina são cobertas com longos tecidos brancos.

Um post no Twitter classificou as árvores como “aterrorizantes”. “Essas árvores são aterrorizantes. No início pensei que os panos encobririam a decoração que estava sendo montada, mas me surpreendi. Aquilo branco, voando, são as árvores natalinas mesmo, mas estão mais para fantasmas. Estou frustrada”, diz o post assinado por Cris Silva.

Outro internauta, identificado como Orlando Berti, também expressou desapontamento: “Propositadamente circulei por parte de Teresina para ver se os fantasmões ficam mais bonitos à noite! Migué [sic] pura: assustam do mesmo jeito!”.

Outro post cita os lençóis apreendidos no porto de Suape, em Ipojuca (PE) em um carregamento de lixo hospitalar vindo dos Estados Unidos, dizendo que eles foram reaproveitados para a montagem das árvores. Em tempo: os contêineres apreendidos continuam lacrados no porto de Pernambuco.

Houve também quem comparasse as instalações à lenda conhecida como “Não se pode”, segundo a qual, depois da meia-noite, uma mulher de saia branca aparece para pedir cigarro e quando recebe, cresce até atingir a altura de um poste de energia elétrica.

“A cidade está cheia de umas saias gigantes espalhadas por todo canto, todas brancas, da cor que ela usava. Algumas pessoas mais positivistas [sic] afirmam que não são saias da mulher gigante e sim árvores de natal. Árvores de Natal?", ironizou o internauta identificado como Diógenes Macedo, no Facebook.

Versões

As árvores montadas na última segunda-feira (5) têm 18 metros de altura cada uma e uma estrela no topo. Mas outras versões foram criadas e divulgadas na internet. Uma delas mostra um “caça-fantasmas” atirando contra uma árvore com arma especial. Outra montagem “revela” a engenharia usada na decoração, mostrando uma base de tijolo e um cabo de vassoura cobertos pelo tecido branco.  Alguns internautas postaram fotos "vestidos" de árvore de Natal, usando um pano branco.

A Prefeitura de Teresina informou que a decoração das árvores gigantes ainda não foi finalizada, mas deve ficar pronta até o próximo dia 16. De acordo com o vice-secretário municipal de comunicação, João Rodrigues, as árvores ainda vão ganhar iluminação colorida, com efeito especial de cascata, para dar um toque a mais ao enfeite natalino.

“A princípio, as árvores ficaram estranhas, mas é porque ainda não concluímos a concepção do projeto. A população fica ansiosa em ver a decoração e infelizmente começa a criticar sem saber como vai ficar. Quando finalizarmos vai ficar a coisa mais linda”, disse. Cada árvore custou R$ 14 mil e todas as 12 –foram montadas até agora dez – unidades foram patrocinadas por empresas, que colocaram as logomarcas nas bases dos enfeites. 

Segundo a prefeitura, o conjunto de decoração de Natal da capital tem iluminações de LED na ponte Estaiada e em todo o complexo turístico, além da avenida Frei Serafim. “As iluminações ficarão permanentes. No complexo turístico temos até a casa do papai Noel”, afirmou Rodrigues.

Todo o projeto de decoração natalina foi concebido pela Secretaria Municipal de Planejamento de Teresina e deve ficar pronto até o próximo dia 20.