Topo

Prefeitura de Sapucaia (RJ) decreta emergência após deslizamentos que já mataram 13

Do UOL, em São Paulo

11/01/2012 13h36Atualizada em 11/01/2012 13h50

A Prefeitura de Sapucaia, no centro-sul do Rio de Janeiro, decretou situação de emergência devido aos prejuízos causados pela chuva na cidade. Deslizamentos já causaram a morte de ao menos 13 pessoas no município e ainda há pessoas desaparecidas no distrito de Jamapará.


O decreto ainda precisa ser homologado pelos governos estadual e federal para que então comece a reconstrução das áreas afetadas em regime de urgência.

Homens do Corpo de Bombeiros retomaram nesta manhã as buscas por vítimas do deslizamento que ocorreu na segunda-feira e já deixou 12 mortos --a 13ª morte ocorreu em um deslizamento em outra parte do município. Os trabalhos foram interrompidos na noite de ontem, por volta de 20h30, porque voltou a chover forte na região, que ainda tem risco de novos desabamentos.

A Defesa Civil interditou 30 imóveis na cidade e pelo menos 11 pessoas continuam desaparecidas, entre elas, uma família que teria se refugiado em um veículo para não ser atingida pelos deslizamentos de terra. O número de desalojados chega a 204 e o de desabrigados, a 50.

O secretário municipal de Defesa Civil, Marco Antonio Teixeira, afirmou ontem que os 13 corpos retirados dos escombros foram identificados e dez foram enterrados no cemitério da cidade. Nove pessoas permanecem desaparecidas na localidade.

A Defesa Civil autorizou nesta quarta-feira que os moradores retirassem seus pertences das residências que tiveram que ser abandonadas devido a riscos de novos desabamentos.

Teixeira explicou que as pessoas estão retirando os objetos pessoais aos poucos. "Vamos esperar esse momento de instabilidade do tempo passar, por enquanto não são todos que podem entrar em seus imóveis", afirmou.

O pedreiro José Carlos Moreira, 54, que mora em uma casa ao lado dos escombros, conseguiu tirar a televisão, que ainda está pagando. “Para mim a televisão é cara, porque não tenho salário fixo", afirmou.