Topo

Equipes de resgate encontram mais um corpo em Sapucaia (RJ); já são 20 mortos

Do UOL, em São Paulo

12/01/2012 11h57Atualizada em 12/01/2012 12h17

Mais um corpo foi encontrado nos escombros de um deslizamento ocorrido na segunda-feira (9) na localidade de Jamapará, em Sapucaia, no Rio de Janeiro. Com isso chega a 20 o número de vítimas das chuvas na cidade –19 somente neste deslizamento, que soterrou ao menos oito casas, e uma em uma casa que desabou no município.


As buscas no local acontecem desde o começo da semana e ainda há três pessoas desaparecidas. Somente nesta quinta foram encontrados dois corpos: Luiz Gonzaga, 67, e um corpo ainda não identificado.

De acordo com a prefeitura, entre as 20 mortes, 17 são adultos e 3, crianças (veja abaixo a lista de identificação). A Defesa Civil interditou 50 casas que correm risco de desabar em Jamapará. Os desalojados chegam a 280 e os desabrigados são 50.

  • Arte UOL

A BR-393 continua parcialmente interditada por queda de barreiras na altura dos km 108 e 122 (antigo 52) e o trânsito está em meia pista no km 155 e funciona o sistema siga e pare.

Corpos encontrados em carro

Ontem, os homens do Corpo de Bombeiros encontraram o Fusca que estava soterrado com cinco vítimas que tinham se abrigado no veículo para fugir do deslizamento em Jamapará.

Estavam no carro o lavrador Francisco Edézio Lopes, 46, sua mulher Valdinéia e as duas filhas do casal, Francine, 15, e Vitória, 7, além de um primo da família, Sebastião Lopes.

O irmão do lavrador, José Osnir Lopes, que estava com a família, preferiu ficar dentro da casa e se salvou, já que o imóvel não foi atingido pelo deslizamento.

Mais cedo, a Prefeitura de Sapucaia decretou situação de emergência devido aos prejuízos causados pela chuva. O decreto ainda precisa ser homologado pelos governos estadual e federal para que então comece a reconstrução das áreas afetadas em regime de urgência.

Sapucaia não está na lista dos 251 municípios em áreas de risco (veja a lista em PDF) no mapeamento  feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O levantamento inclui as áreas mais propensas a sofrer algum tipo de desastre natural. Reportagem publicada pelo site Contas Abertas mostra que, desses 251 municípios, apenas 23 receberam recursos em 2011.

Em visita nesta quarta-feira ao município, o vice-governador Luiz Fernando Pezão afirmou que “no máximo em dois anos” todo o Estado do Rio será mapeado para a identificação das áreas de risco.

O vice admitiu que Sapucaia não entrou na lista dos 31 municípios prioritários para serem mapeados pelo governo estadual. “Estamos fazendo aos poucos mesmo, vamos apresentar aos prefeitos. Fizemos [o mapeamento] de 31, já tínhamos feito dos municípios da região serrana e agora vamos complementar com todos os municípios, porque não dá para fazer os 91. Até o final de 2013 nós vamos entregar os outros 60 que faltam", afirmou.

Vítimas em Sapucaia:

    Luiz Gonzaga, 67;
    Lívia Gomes Lemos, 21;
    Maria da Glória Nascimento Gomes, 74;
    José Luzia Pereira, 62;
    André Luiz Inácio de Souza, 35;
    Jorge Luiz Carvalho Gomes, 52;
    Luiz Carlos Nassif, 64;
    Ana Maria Costa Bela Nassif Rezende, 3;
    Antônio Sergio Gomes da Cunha, 49;
    Solange Carvalho Cunha, 48;
    Thiago Carvalho Cunha, 19;
    Rosiane Gomes Bastos Oliveira, 29;
    Josiel Bastos Oliveira, 3;
    Francisco, 45;
    Francisco Edézio Carvalho Lopes, 42;
    Valdinéia Lopes, 39;
    Francine Lopes, 15;
    Camila Vitória Lopes, 7;
    Sebastião Oséias Lopes, 50;
    Ainda não dentificada

Veja como fazer doações às vítimas das chuvas

Situação no Estado

As chuvas que atingem o Rio de Janeiro causam estragos em ao menos 15 cidades do Estado. De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual sobre as regiões norte e noroeste –as mais afetadas até o momento–, sete municípios decretaram situação de emergência: Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Miracema e Aperibé.

O total de pessoas fora de casa no norte e noroeste chega a quase 15 mil: são exatos 14.920, segundo os dados da Defesa Civil.