Topo

Menino de cinco anos é morto por cão no litoral do Rio Grande do Sul

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

14/02/2012 18h15

Um menino de cinco anos morreu na tarde desta terça-feira (14) após ser atacado por um cão, no litoral norte do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu na praia de Capão da Canoa (a 135 km de Porto Alegre). Gustavo Nunes Gomes de Souza foi levado a Porto Alegre em um avião da Brigada Militar e recebeu atendimento no Hospital de Pronto Socorro. Entretanto, cerca de 30 minutos após dar entrada na emergência, ele morreu.

O ataque ocorreu na casa de um vizinho, no bairro Santa Luzia. A criança foi ao local brincar com uma menina de 11 anos, que estaria sozinha na residência. Gustavo, então, teria pedido para brincar na piscina, perto do local onde o cão --misto de pitbull com rottweiler-- estava preso. Foi  neste momento que o menino foi atacado no pescoço. Vizinhos tiveram que conter o cachorro a golpes de espeto.

A criança perdeu muito sangue e teve que ser reanimada mais de uma vez durante a viagem até Porto Alegre. Inconformados com a morte, populares tentaram invadir a casa do dono do animal para agredi-lo. Foi necessário a presença de policiais para evitar o linchamento.

Por volta das 17h, familiares de Gustavo receberam dos médicos no HPS a notícia da morte do garoto. O caso está sendo investigado pela delegacia de Capão da Canoa. Um inquérito será aberto para apurar se houve lesão corporal culposa e negligência. Conforme dados preliminares da perícia, o cão estava amarrado no pátio, o que descartaria a falta de cuidados.

Os policias sacrificaram o cachorro, com a autorização do dono.