Topo

Quatro detentos ficam feridos durante rebelião em cadeia de Monte Alegre de Minas (MG)

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

21/03/2012 16h05

Quatro detentos ficaram feridos durante rebelião ocorrida na manhã desta quarta-feira (21) na cadeia de Monte Alegre de Minas (606 km de Belo Horizonte), no Triângulo Mineiro. Segundo a Polícia Militar, um deles levou um tiro de bala de borracha na perna. Os demais foram feridos na ação deflagrada por eles. 

A maioria dos 40 presos do local quebraram paredes, jogaram pedras em viaturas e colocaram fogo em colchões no prédio e em três motos apreendidas e estacionadas no pátio ao lado da cadeia. Cinco deles, conforme a polícia, são considerados os mandantes.

De acordo com o coronel da PM Adanil Firmino, 27 presos participaram da rebelião. Treze vão ser levados para a Penitenciária Professor Pimenta da Veiga, em Uberlândia. Os outros 14 serão levados para o Presídio Professor Jacy de Assis, também em Uberlândia.

"Nenhuma mulher, tampouco albergados e os que tem trabalho externo, precisaram ser trazidos para Uberlândia. Os que vieram passaram por exame de corpo delito e ninguém precisou ficar hospitalizado", disse. 

A ação dos presos foi deflagrada por volta das 8h e terminou pouco depois das 14h. Tudo começou, conforme a PM, porque na última segunda-feira (19) alguns presos tentaram serrar as grades da cela para fugir, mas foram impedidos.

Como punição pela tentativa de fuga a direção da cadeia, que é da Polícia Civil, definiu que nesta semana eles não sairiam para o banho de sol, que acontece sempre às quartas-feiras. Os detentos não aceitaram e, hoje, começaram a depredação do prédio.

Para apagar as chamas, foi necessário chamar o caminhão-pipa da prefeitura, e o Corpo de Bombeiros, para fazer o rescaldo. O quarteirão da cadeia ficou interditado durante toda a manhã, e até o início da tarde ainda não havia sido liberado.

Para conter a ação dos detentos, a polícia precisou usar bombas de efeito moral e balas de borracha. Logo após manter o controle, os presos foram retirados da cadeia e passaram por revista pessoal.

A Polícia Civil ainda não informou para onde serão levados os detentos, já que o prédio ficou danificado, mas informou que os familiares podem se tranquilizar porque a rebelião foi controlada.

Em 2011, o Ministério Público ordenou que fosse feita reforma na cadeia de Monte Alegre. Os próprios presos participaram da reforma. Desde então, tentativas de fuga são registradas com frequência. Em janeiro deste ano, os presos chegaram a quebrar a parede para tentar fugir, mas os agentes impediram a ação a tempo.