Topo

Jovem gay cria igreja para acolher fiéis de todas as orientações sexuais em Porto Alegre

Cansado de preconceito, Anderson Zambom cria igreja evangélica inclusiva, destina a fiéis de todas as orientações sexuais - Arquivo pessoal
Cansado de preconceito, Anderson Zambom cria igreja evangélica inclusiva, destina a fiéis de todas as orientações sexuais Imagem: Arquivo pessoal

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

22/03/2012 19h18

Cansado de ser vítima de preconceito justamente em um local onde esperava ser recebido de braços abertos, um jovem de 26 anos está criando no Rio Grande do Sul uma igreja cujo objetivo principal é acolher fiéis de todas as orientações sexuais.

Natural de Santa Maria, Anderson Zambom é um dos pastores da recém-criada Igreja Cidade de Refúgio, na zona norte de Porto Alegre. Com um estilo mais jovem, porém sem deixar a seriedade de lado, a comunidade está crescendo e promete reunir cerca de 300 pessoas em seu culto de estreia, no próximo sábado, dia 24.

Evangélico desde a infância, Zambom amadurece a ideia de uma igreja inclusiva há dez anos. “Onde eu frequentava, via como as pessoas eram discriminadas. Eles tratavam os homossexuais como o próprio demônio, como uma pessoa possuída. Mas sempre imaginei que Deus não quer nos afastar, e sim nos aproximar”, explica.

Desde então, ele vem conversando com amigos e contatando pessoas vítimas de preconceito com a vontade comum de ter um espaço para frequentar e rezar, sem se preocuparem em sofrer preconceito.

No ano passado, Zambom e a amiga Vanessa Pereira, 27, --ambos homossexuais assumidos e vivendo com seus companheiros--, iniciaram a peregrinação em busca de um local para virar seu templo. Foram bem recebidos em um centro comunitário mantido pela prefeitura na zona norte da capital. Entretanto, quando a notícia da “igreja dos gays” começou a circular pela cidade, as portas se fecharam.

Casamento

A Igreja Cidade de Refúgio é coisa séria. Terá sacramentos, batismo e até casamento, para a felicidade de Zambom. “A partir de maio, pretendemos iniciar batizados e casamentos de pessoas do mesmo sexo. E, se Deus quiser, uma das primeiras uniões será a minha”, espera o jovem, que vive há dois anos com seu namorado.

A ideia da Cidade de Refúgio é ser uma igreja evangélica independente, registrada legalmente –possui assessoria jurídica e financeira–, e ligada a outras pelo Brasil que possuem as mesmas ideias. “Tenho a pretensão de criar uma convenção e unir todas as igrejas inclusivas, o que nos fortalecerá.”

Zambom sabe que a caminhada à frente de seu fiéis não será fácil, e por isso está preparado para as críticas. “A obra tem que ser feita e não pode parar. Só queremos exercer nosso direito de cidadãos de ter um lugar para louvarmos nosso Deus.” Sabendo da irracionalidade de algumas pessoas, o pastor espera um apoio das autoridades para evitar que a cerimônia seja "estragada" por homofóbicos.

No ano passado, uma ex pastora evangélica inaugurou a Comunidade Cidade de Refúgio, no centro de São Paulo, também aberta a homossexuais. Entretanto, não há nenhuma ligação com a Igreja Cidade de Refúgio de Porto Alegre.