Topo

Após temporal que deixou 50 mil casas sem luz em Curitiba, previsão é de mais chuva hoje

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

09/04/2012 12h45

Um temporal de pouco mais de duas horas causou cerca de 30 pontos de alagamento em Curitiba e região metropolitana na tarde deste domingo (8). Moradores da região sul da capital e de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande viram a água invadir as casas. Alguns perderam móveis e eletrodomésticos. Não houve feridos, segundo a Defesa Civil.

O Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) estima que em pouco mais de duas horas choveu um terço do previsto para todo o mês de abril --35 milímetros. O Simepar registrou a queda de 30 mil raios em todo o Estado durante a tarde. Em cidades como Ponta Grossa e Guarapuava, houve chuva de granizo.

Segundo a Copel, estatal paranaense de energia, 50 mil domicílios ficaram sem luz em Curitiba, e na tarde de hoje 50 casas estão sem energia elétrica. Em um cruzamento da avenida Visconde de Guarapuava com a rua Desembargador Westphalen, um dos mais movimentados do centro, a água abriu um buraco no asfalto. A prefeitura informou que o conserto deve ser feito ainda hoje.

Em bairros como Boqueirão, Alto Boqueirão e Xaxim, zona sul de Curitiba, a água fez com que córregos subissem e invadissem casas. Moradores perderam móveis, colchões e eletrodomésticos.

“Os alagamentos foram muito repentinos”, relatou o sub-tenente Luiz Cláudio Trierweiler, chefe do plantão da Defesa Civil estadual. “Ajudamos famílias a erguer móveis, eletrodomésticos, mas muitos perderam pertences. Felizmente, não houve feridos, nem desabrigados. Assim que parou de chover, a água já baixou”, disse.

Durante a tempestade, um ônibus que fazia a linha Centro/Canal Belém caiu em uma valeta quando trafegava numa rua alagada do Uberaba (zona leste de Curitiba). Passageiros tiveram que deixar o veículo por uma janela de emergência --o lado direito, em que ficam as portas do veículo, estava dentro da valeta.

Segundo o Simepar, há risco de novos temporais hoje e nos próximos dias.