Topo

Corpo de brasileiro morto na Austrália é enterrado em São Paulo

O estudante Roberto Laudisio, 21, foi morto após abordagem da polícia australiana em Sydney - Reprodução/Facebook
O estudante Roberto Laudisio, 21, foi morto após abordagem da polícia australiana em Sydney Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

15/04/2012 10h52Atualizada em 15/04/2012 13h34

O corpo do estudante  Roberto Laudisio, 21, morto pela polícia de Sydney, na Austrália, que chegou ao Brasil no último sábado (14), foi enterrado no cemitério do Araçá, em São Paulo, neste domingo (15).

Laudisio foi morto no dia 18 de março, após ser alvejado por disparos de armas elétricas, conhecidas como tasers.

Ele era suspeito de roubar um pacote de biscoito de uma loja de conveniência. A polícia foi avisada e, meia hora depois, iniciou a perseguição ao brasileiro na área de King’s Cross, conhecida pela vida noturna.

Cercado por seis agentes, ele foi alvo de pelo menos quatro golpes da arma.

Ana Luisa Laudisio afirma que seu irmão tinha visto válido até 2014 e "nunca ficou um dia sequer na Austrália em situação irregular". Ele estudava na Navitas English, no subúrbio de Bondi Junction. O colégio também confirmou que a situação do aluno sempre foi absolutamente legal.

Apesar desse esclarecimento, muitas dúvidas persistem enquanto a polícia não divulga o resultado das investigações, com base em mais filmes de câmeras de segurança e no resultado da necropsia. Por isso, a família do brasileiro informou que contratou um escritório de advocacia para realizar uma investigação paralela.

Repercussão em Sydney

Alguns jornais de Sydney afirmaram que Laudisio e um outro brasileiro, estavam havia duas noites em uma festa. De acordo com a reportagem, os dois chegaram a discutir, quando o amigo disse ele que estava com um comportamento estranho e paranoico. Após a discussão, o estudante brasileiro teria entrado num táxi com destino a King Street, no centro de Sydney.

Já em outra reportagem, o técnico do clube de futebol do bairro de Balmain, onde o brasileiro jogava, fez elogios a rapaz dizendo que 12 horas antes de morrer Laudisio tinha jogado uma partida pelo time e feito um dos gols do jogo.

O repórter Marcos Moreira, do serviço brasileiro da emissora de rádio australiana SBS (Special Broadcasting Service), falou com funcionários da loja que preferiram permanecer sob anonimato. Um deles disse que não reconheceu Roberto Laudísio Curti como sendo o homem que entrou na estabelecimento e roubou um pacote de biscoitos e depois fugiu.

(Com informações da BBC Brasil).