Topo

Enchente do rio Tapajós invade principais ruas e avenidas de Santarém (PA)

Martha Costa

Do UOL, em Santarém (PA)

10/05/2012 11h25

O nível do rio Tapajós em Santarém (850 km de Belém) está 8,2 metros acima do normal. Em 2009, ano da maior cheia, os registros apontavam 8,6 metros. A cidade já começa a viver problemas por causa da cheia e aguarda reconhecimento do pedido de situação de emergência.

A principal avenida de Santarém, a Tapajós, e algumas transversais estão com o trânsito interditado devido à enchente, que já toma conta das vias e impossibilita o trafego de veículos.

Nos bairros do Mapiri, Maracanã, Uruará e Maicá os moradores sentem necessidade de receber apoio humanitário. “A gente apela para que os governantes olhem pra gente, não adianta vir aqui e conversar, nós queremos uma solução”, disse a empregada doméstica Maria Sousa.

Atualmente, dos 144 municípios do Pará, 12 já decretaram situação de emergência. Na região oeste do Estado, Alenquer, Porto de Moz e Óbidos obtiveram o reconhecimento do decreto por parte do Sistema Nacional de Defesa Civil de Brasília.

“Com o Plano Emergencial a gente espera conseguir recursos junto aos governos estadual e federal para atender às famílias das áreas afetadas”, disse a prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima (PT).