Topo

Morre filhote de gato encontrado preso em motor de carro em Rio Verde (GO)

Filhote de gato que ficou preso em peça de carro em Rio Verde (GO) morreu na tarde desta quinta (31) - Divulgação/Bombeiros de Rio Verde
Filhote de gato que ficou preso em peça de carro em Rio Verde (GO) morreu na tarde desta quinta (31) Imagem: Divulgação/Bombeiros de Rio Verde

Rafhael Borges

Do UOL, em Goiânia

31/05/2012 18h21Atualizada em 31/05/2012 18h29

O filhote de gato que ficou conhecido depois de ser encontrado entalado no motor de um carro em Rio Verde (204 km de Goiânia) morreu no final da tarde desta quinta-feira (31) em decorrência de falência renal. A informação foi confirmada pelo veterinário que cuidava do bicho, Osmar Ferreira.

Ele tinha passado por uma cirurgia para reconstruir uma perfuração no intestino e estava abaixo do peso, desidratado e desnutrido. Segundo o veterinário, o quadro era muito grave. "Já no início foi detectada uma insuficiência renal grave e, no início da tarde, ele começou a vomitar e não resistiu".

A causa oficial da morte é "falência múltipla de órgãos", e foi confirmada às 17h20. Uma empresa que coleta materiais biológico vai recolher o corpo do animal e ele será incinerado, um procedimento padrão, segundo Ferreira. "Fizemos tudo que podíamos, mas o quadro era muito grave", lamentou.

Fila para adoção

A ONG de proteção animal Arpa (Associação rioverdense de proteção animal), de Rio Verde, informou hoje que já havia uma "fila" de interessados em adotar o filhote de gato de dois meses.

Segundo Aline Failla, membro da ONG, a meta era que uma vez salvo e com interessados em adotá-lo, o filhote não precisaria ser encaminhado a um centro de controle de zoonoses. A protetora lamentou a morte do gatinho, mas disse que, como a instituição não tem sede para abrigar os animais, e sobrevive de raras doações, não poderia fazer mais nada. "Não temos nem onde deixá-los nem onde enterrá-los, infelizmente".

Para o locutor Fernando Di Paula, morador de Rio Verde, casos de animais abandonados no município são comuns. “É triste ver tantos bichinhos largados pela cidade. Todo mundo tenta se mobilizar, mas é complicado cuidar de todos”, constatou.

Com a história, a ONG aproveitou para pedir às pessoas "que tenham mais cuidado" com filhotes e outros animais abandonados. "O que estranhamos é que tem tanto gato para doação e ninguém os quer; agora, só porque este ficou entalado em uma peça de um carro, todo mundo quer. As pessoas deveriam ter mais senso e ver que não é somente este animal que precisa de um lar", avaliou Aline.