Santa Bárbara do Sul (RS) decreta emergência após passagem de tornado
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul oficializou, na tarde desta segunda-feira (30), o decreto de emergência do município de Santa Bárbara do Sul (345 km de Porto Alegre), no norte do Estado. Cerca de 500 edificações foram danificadas e 20 casas ficaram completamente destruídas após a passagem de um tornado na noite do último sábado (28), segundo informações da Defesa Civil municipal.
A cidade, na região do Alto Jacuí, foi atingida por ventos de até 200 km/h, conforme análise da empresa de meteorologia MetSul. Segundo o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil do município, Paulo Sérgio Gonçalves, uma família foi desalojada e oito prédios da administração da cidade estão danificados.
Ventos de 100 km/h atingem 300 casas no RS
“Nossas equipes ainda estão quantificando os danos, mas só o perímetro urbano foi atingido. A região rural não sofreu problemas”, afirmou Gonçalves.
O abastecimento de água está normalizado, mas o de energia elétrica, que foi prejudicado, está sendo retomado aos poucos.
O vendaval atingiu a cidade de aproximadamente 8.800 habitantes por volta das 21h30 de sábado e durou cerca de 5 minutos. Árvores tombaram sobre casas e telhas foram arrancadas. A força do vento também entortou portões de ferro e derrubou paredes. Vinte pessoas ficaram levemente feridas.
A Defesa Civil está auxiliando na reconstrução da cidade, distribuindo lonas e telhas. Uma família está abrigada no albergue municipal e outras duas dezenas estão na casa de parentes, de acordo com o vice-prefeito.
Previsão do tempo
A população aproveitou a segunda-feira nublada para fazer reparos. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima de hoje em Santa Bárbara do Sul foi de 7°C. A previsão para esta terça-feira é de sol entre nuvens, com máxima de 11°C e mínima de 7°C. Na quarta-feira o tempo esquenta, mas volta a ficar nublado. A máxima deve chegar a 21°C, e a mínima, 13°C.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.