Topo

Pedestre morre atropelada em acidente com ônibus do Ligeirão no Rio

Do UOL, no Rio

13/09/2012 16h26Atualizada em 13/09/2012 16h45

Um acidente envolvendo um carro e um ônibus articulado do sistema BRT Transoeste, o Ligeirão, provocou nesta quinta-feira (13) a morte de uma pedestre que estava na calçada, na avenida das Américas, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.

A vítima foi identificada pela PM como Sandra de Souza Soren, 57. Essa foi a quinta morte registrada na pista do BRT (Bus Rapid Transit), corredor expresso que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz, desde que o sistema começou a operar. Os motoristas envolvidos e os passageiros do Ligeirão saíram ilesos.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o acidente não pôde ser evitado pelo condutor do ônibus articulado, pois o motorista do automóvel teria avançado o sinal --ele chegou a ser detido e levado à delegacia para prestar esclarecimentos. O teor do depoimento não foi divulgado.

A via já foi liberada para o trânsito, mas ainda há focos de congestionamento na região.

Há menos de um mês, parentes e amigos do estudante Felipe Carneiro Freitas, 17, fizeram uma passeata no corredor expresso para protestar em relação às condições de segurança do sistema. Atropelado por um ônibus articulado no dia 3 de julho, o jovem acabou morrendo após um mês internado no CTI do Hospital Lourenço Jorge, na Barra.

Vistoria do Crea

O corredor expresso do sistema BRT Transoeste passou na última semana por uma análise do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Em razão do alto número de atropelamento e de denúncias feitas por usuários, o órgão concluiu ser necessário avaliar as condições de segurança e sinalização da pista. O relatório da vistoria será divulgado nos próximos dias.

O resultado preliminar do trabalho indica que não há irregularidades na pista do Ligeirão. Houve uma atenção especial em relação ao trecho do Bosque da Barra, que concentrou a maioria dos acidentes.

O Crea estuda ainda a possibilidade de sugerir à prefeitura e ao Rio Ônibus a instalação de uma barra fixa que impeça a circulação de pedestres fora da área sinalizada.