Topo

Cabral anuncia concurso público para mais 7.000 PMs no Rio em 2013

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, participa de cerimônia de formação de 588 policiais militares - Clarice Castro/Divulgação
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, participa de cerimônia de formação de 588 policiais militares Imagem: Clarice Castro/Divulgação

Do UOL, no Rio

19/10/2012 13h20

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou nesta sexta-feira (19), em cerimônia de formatura de 588 policiais militares, que em janeiro será publicado um edital de concurso público para mais 7.000 vagas para soldados.

“Quando eu assumi, tínhamos menos de 38 mil policiais. Nós estamos hoje com mais de 42 mil policiais. Então, vamos ampliar este número”, afirmou o governador.

Os PMs formados hoje começarão a fazer um estágio operacional junto com policiais mais antigos. Eles serão distribuídos em batalhões do Centro (5º BPM), São Cristóvão (4º BPM), São Gonçalo (7º BPM), Niterói (12º BPM), Caxias (15º BPM), Nova Iguaçu (20º BPM) e São João de Meriti (21º BPM).

De acordo com o Relações Públicas da PM, Coronel Frederico Caldas, a distribuição acontece em função da necessidade de reforço de efetivo da corporação.

Depois da ocupação ocorrida na madrugada de domingo (14), nos complexos de favelas de Manguinhos e Jacarezinho, na zona norte do Rio, Cabral já havia afirmado que a política de segurança pública adotada pelo Estado tem contribuído com a diminuição da força do poder paralelo. "Os processos de instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) encurralam as opções dos marginais", disse o governador do Rio.

A previsão da Secretaria da Segurança do Estado do Rio é de que 40 UPPs seja inauguradas no Rio e na Região Metropolitana até 2014.