Topo

Frigorífico suspeito de tráfico de pessoas e trabalho escravo é interditado pelo MP no Paraná

Reprodução mostra página da reportagem especial de blog sobre trabalho escravo em frigoríficos - Reprodução
Reprodução mostra página da reportagem especial de blog sobre trabalho escravo em frigoríficos Imagem: Reprodução

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

31/10/2012 13h45

O Ministério Público do Trabalho (MPT) paralisou, na manhã desta quarta-feira (31), as atividades de um frigorífico suspeito de tráfico internacional e trabalho escravo, em Cambira (312 km de Curitiba), no norte do Paraná.

A operação, realizada em parceria com a Polícia Federal, encontrou cerca de 40 paraguaios em situação irregular e trabalhando em condições precárias análogas à escravidão.

Segundo o MPT, também está sendo investigada a ocorrência de sonegação tributária e de direitos e descontos indevidos nos salários dos trabalhadores. Tanto com relação aos funcionários brasileiros quanto aos paraguaios.

O Frigorífico VL Agroindustrial, conhecido como Nostra, emprega estrangeiros que não têm a situação legalizada no Brasil para o abate de suínos. De acordo com informações preliminares da denúncia, muitos são mantidos em alojamentos inapropriados.

Todos os documentos relativos à contratação dos paraguaios foram apreendidos e agora eles devem ser ouvidos pela Polícia Federal e podem ser extraditados. A empresa pode ser multada após a investigação ser concluída, e o processo corre em segredo de Justiça.

Outro lado

Os responsáveis pela empresa foram procurados pela reportagem do UOL para dar esclarecimentos, mas a atendente informou que ninguém estava disponível para falar sobre o assunto.