Topo

Trem turístico entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão será suspenso por 30 dias

Gustavo Basso

Do UOL, em São Paulo

04/11/2012 15h19Atualizada em 04/11/2012 16h17

A empresa Estrada de Ferro de Campos do Jordão, responsável pelo trem turístico que se acidentou às 18h30 deste sábado (3), afirma que as operações na linha Pindamonhangaba - Campos do Jordão ficarão suspensas por pelo menos 30 dias. Em nota, a empresa informa que abrirá uma sindicância para apurar as causas e responsabilidades do acidente, que matou ao menos três pessoas, uma delas grávida, e deixou 41 feridas. Segundo a Polícia Civil, entre os feridos, cinco são crianças, entre três e 11 anos de idade.

O acidente aconteceu na cidade de Santo Antônio do Pinhal, na altura do km 32 da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), quando o trem descia a serra da Mantiqueira. Um desmoronamento bloqueou a via e provocou o descarrilamento da composição, que ainda se arrastou pelo barranco, de acordo com o Corpo de Bombeiros do município. Um helicóptero Águia da PM localizou o bondinho e orientou as equipes dos bombeiros a chegarem ao local por terra.

Segundo informações da Folha.com, ao menos 31 pessoas foram levadas a hospitais em Campos do Jordão, Taubaté e Pindamonhangaba. Segundo os bombeiros, o restante dos feridos buscou atendimento por conta própria. Dez adultos e dois menores foram levados a um hospital de Campos de Jordão, mas cinco deles, em estado grave, tiveram que ser transferidos à cidade de Taubaté, enquanto os levemente feridos permaneceram no local até altas horas da noite devido ao difícil acesso dos bombeiros a essa região montanhosa.

Dezoito homens do Corpo de Bombeiros em Campos do Jordão, Pindamonhangaba e outras cidades vizinhas ajudaram no trabalho de resgate das vítimas, que terminou por volta das 20h. Segundo os bombeiros, também ajudaram no resgate sete equipes da PM e 11 ambulâncias das prefeituras de Campos do Jordão, Pindamonhangaba e Taubaté.

No lugar do acidente morreram Sonia Maria de Oliveira Neves, 47, e Marli Guido Pereira Froelich, 65. Adriana Kelm de Araújo, 36, grávida de sete meses e mãe de uma das crianças feridas, morreu, segundo a Polícia Civil, às 5h no Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté.

Trem

Também conhecido como “Trem da Serra”, este é o serviço ferroviário de maior extensão operado hoje pela Estrada de Ferro de Campos do Jordão, abrangendo os 47 km da ferrovia. O tempo do percurso de ida é de duas horas e meia.

A passagem do percurso Pindamonhangaba - Campos do Jordão custa R$ 45 (ida e volta) ou R$ 35 (só ida ou só volta). (Com informações da Efe)