Topo

Tumulto na Fundação Casa de Franco da Rocha termina; um interno fugiu

Fachada da Fundação Casa de Franco da Rocha - Orlando Junior/Futura Press/AE
Fachada da Fundação Casa de Franco da Rocha Imagem: Orlando Junior/Futura Press/AE

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 18h32Atualizada em 21/11/2012 22h45

Após quatro horas de negociação, os internos da Fundação Casa de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, encerram o tumulto generalizado na noite desta quarta-feira (21). Uma recontagem dos menores, realizada às 22h, notificou que apenas um  deles e não dois, conforme informação preliminar, conseguiu escapar.

O motim iniciou-se por volta das 15h35 e chegou ao fim às 19h30 diante de negociação realizada pelos próprios funcionários do local. A Polícia Militar e o Batalhão de Choque foram chamados como medida de apoio, mas não precisaram entrar em ação. 

Não houve reféns, mas dois funcionários da fundação ficaram levemente feridos. A unidade de Franco da Rocha abriga atualmente 68 adolescentes, sua capacidade máxima. Dois destes internos fugiram e são procurados pela polícia.

Até o momento nenhuma arma foi encontrada no local. Os servidores, segundo a assessoria, continuam os trabalhos de revistas. A Corregedoria da Fundação abriu uma sindicância para investigar as circunstâncias em que ocorreram a tentativa de fuga dos internados.

Durante o protesto, os menores escreveram mensagens no chão da quadra do pavilhão. Uma delas com a inscrição 1533, uma referência às iniciais da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).