Topo

"Acordei com a água no pescoço", diz moradora de Duque de Caxias (RJ)

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Duque de Caxias (RJ)

03/01/2013 13h53Atualizada em 17/11/2014 19h40

Dilcéia Monteiro Cardeira diz que a chuva forte começou às 20h da quarta-feira (2), no bairro de Xerém, em Duque de Caxias (RJ). "Eu estava em casa, dormindo com meu marido e meu filho, quando por volta das 4h da manhã acordei com a água na altura do meu pescoço”.

Duque de Caxias fica na Baixada Fluminese do Rio de Janeiro

A família imediatamente abandonou a residência. “Meu marido ainda tentou salvar o material escolar do nosso filho, mas eu disse pra ele deixar tudo para trás”. Dilcéia estima em R$ 40 mil o prejuízo com a tragédia. “Perdemos tudo, um patrimônio que foi construído ao longo de 23 anos se foi”. 

A família faz parte dos quase 150 desalojados pela enchente que destruiu a região após fortes chuvas atingirem a cidade. A Defesa Civil do município informou que uma pessoa morreu.

“Meu filho está em pânico, e diz a todo momento que não quer mais morar em Xerém”, resume a moradora.

Zeca Pagodinho ajuda vítimas e diz: "Dá nojo de político, dessa gente bandida"

José Carlos Sarmento, que mora no local há 40 anos, disse que jamais se esquecerá do que viu. “Acordei de madrugada com a chuva e fui até a casa da minha cunhada. Quando cheguei lá, arrombei a porta e vi que a água havia levantado sua cama. Ela estava com a cabeça próxima à lâmpada. Mais alguns centímetros e ela bateria no teto.”

“Ela está em estado de choque, e teve que ser levada para a casa de parentes”, contou.