Topo

Chuvas provocaram alagamentos em São Paulo e interromperam circulação de trens no ABC

Do UOL, em São Paulo

08/01/2013 22h19

A forte chuva que atingiu a capital paulista e a região metropolitana nesta terça-feira (8) provocou alagamentos, derrubou árvores e interrompeu a circulação de trens.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), entraram em estado de alerta para alagamentos as regiões de Ipiranga --por causa do transbordamento do ribeirão dos Meninos na altura da avenida Guido Aliberti com Estrada das Lágrimas-- e São Mateus e Aricanduva/Formosa --por causa do transbordamento do rio Aricanduva entre a avenida Aricanduva e avenida Ragueb Chohfi e avenida Aricanduva com rua Manilha.

Mais cedo, toda a cidade de São Paulo chegou a entrar em estado de atenção para alagamentos. Os estados são de observação, atenção e alerta.

Segundo os meteorologistas do CGE, a tendência é de que as chuvas continuem nas próximas horas, mas diminuam de intensidade. Áreas de instabilidade que se deslocam do interior do Estado em direção à capital deverão manter a noite chuvosa em toda a Grande São Paulo.

Pelo menos 30 pontos da capital ficaram alagados, entre eles sete intransitáveis às 22h10. O site do CGE mostra quais locais da cidade têm alagamentos ativos.

A chuva também provocou a queda de uma árvore no começo da noite de hoje, na rua Sabará, em Higienópolis, região central. Um motociclista foi atingido, mas não teve ferimentos graves.

Trem e metrô

A chuva também interrompeu a circulação de trens na linha 10 da CPTM --das 19h até por volta de 21h45--, que ficou aberta apenas para desembarques, e operando entre as estações Brás e São Caetano, e Guapituba e Rio Grande da Serra.

De acordo com a CPTM, o temporal provocou alagamentos em trechos entre as estações Mauá e Capuava. Ônibus do sistema Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) chegaram a ser acionados para levar os passageiros entre as estações Santo André e Mauá.

O metrô também reduziu a velocidade nas linhas 1, 2, 3 e 5. Usuários do Twitter relataram que o corredor de transferência da estação Luz da CPTM foi parcialmente interditado devido a água.

Previsão

A quarta-feira (9) ainda começa com sol e temperaturas altas. Os termômetros variam entre mínimas de 22ºC e máximas de 30ºC. No final do dia, a aproximação de uma frente fria provoca chuvas com raios, rajadas de vento e potencial para alagamentos.

Na quinta-feira (10), o tempo deve ficar nublado e chuvoso com períodos de melhoria ao longo do dia.

A chuva eleva os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra na capital paulista. As temperaturas entram em declínio e devem oscilar entre mínimas de 19ºC e máximas que permanecem abaixo dos 26ºC.