Topo

Justiça decide manter Carlinhos Cachoeira em liberdade

Lourdes Souza

Do UOL, em Goiânia

04/02/2013 21h19

Carlinhos Cachoeira continua em liberdade. Por decisão unâmine da 3ª Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, foi confirmada a liminar concedida pelo presidente da turma, juiz federal Tourinho Neto. O bicheiro, que foi condenado a 39 anos por corrupção e formação de quadrilha por exploração de jogos de azar, poderá recorrer em liberdade.

Para o juiz federal Tourinho Neto, não há nenhum fato novo para que Cachoeira, preso e condenado em decorrência da Operação Monte Carlo, da PF (Polícia Federal), seja mantido na prisão. Já o MPF (Ministério Público Federal) pediu a prisão preventiva.

O MPF avalia que a prisão se faz necessária em prol da manutenção da ordem pública e devido às denúncias que se estendem por 17 anos de articulação criminal ramificada entre autoridades, envolvimento de propinas, tráfico de influência, controle de órgãos públicos em Goiás e fraude em licitações.

A avaliação de Tourinho foi seguida pelo desembargador Cândido Ribeiro, que avaliou que não se pode condenar alguém com base em conjecturas e a prisão com fixação de prazo é absoluta antecipação da condenação.

O juiz federal convocado Renato Prates, em substituição à desembargadora Mônica Sifuentes, foi o terceiro e último a votar, disse que, apesar da gravidade da denúncia, não seria o momento de prisão preventiva diante da falta de fatos novos.