Topo

Proprietário de imóvel que desabou em SP deve ser ouvido pela polícia até segunda-feira (4)

Gil Alessi

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 14h04

O proprietário do imóvel que desabou na quinta-feira (28), no bairro da Liberdade, região central de São Paulo, foi identificado pela Polícia Civil como sendo Antonio da Cruz Santiago Júnior. Segundo o delegado José Sampaio Lopes Filho, responsável pelo caso, ele será ouvido até a segunda-feira (4). Uma pessoa morreu soterrada pelos escombros.

Local de desabamento

  • Arte UOL

Santiago, que tem uma loja de material para reformas no bairro da Bela Vista, região central da cidade,  não foi localizado pela reportagem.

A Polícia Civil ouviu hoje o engenheiro responsável pela reforma, Carlos Eduardo Lopes de Oliveira, da Construt Eempreendimentos Imobiliários. “Ele nos disse que todas as normas técnicas foram seguidas corretamente”, disse o delegado.

De acordo com o delegado, os dois podem responder por homicídio culposo.

Problemas na obra

O imóvel que desabou passou por uma vistoria da prefeitura no dia 18 de fevereiro, que apontou o risco de colapso da fachada sobre a calçada

Segundo nota da assessoria de imprensa da prefeitura divulgada nesta sexta-feira (1º), “na ocasião foi constatado o perigo de ruína da fachada do imóvel sobre a calçada e a rua, portanto, o responsável pela obra foi intimado a promover a segurança do local imediatamente, sob pena de embargo da obra”.

Trânsito

Uma faixa da avenida Liberdade foi interditada na altura da esquina com a rua Condessa de São Joaquim, onde fica o imóvel.

Segundo técnicos da Defesa Civil que estavam no local na manhã desta sexta-feira, a pista só deverá ser liberada após uma nova inspeção descartar o risco de mais desabamentos. Em frente ao imóvel que ruiu, há uma faixa de pedestres e o movimento de pessoas era intenso nesta manhã.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) orienta que os motoristas evitem as avenidas Liberdade e Vergueiro. Como alternativa para o sentido bairro, a CET recomenda as avenidas 23 de Maio e Paraíso ou a rua Tabatinguera e a avenida do Estado.