Topo

MP denuncia à Justiça trio acusado de estupro de norte-americana no Rio

Site do jornal britânico Metro destaca a imagem dos suspeitos de estuprar uma turista estrangeira dentro de uma van - Reprodução/Metro
Site do jornal britânico Metro destaca a imagem dos suspeitos de estuprar uma turista estrangeira dentro de uma van Imagem: Reprodução/Metro

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

08/04/2013 20h01Atualizada em 08/04/2013 20h28

A promotora Márcia Colonese, da 32ª Vara Criminal, denunciou, nesta segunda-feira (8), Jonathan Foudakis de Souza, 20, Wallace Aparecido Souza Silva, 22, e Carlos Armando Costa dos Santos, 21, apontados como autores do estupro e assalto a uma turista norte-americana no último dia 30.  O juiz Guilherme Schiling, da 32ª Vara Criminal, deve avaliar se acata a denúncia nesta terça-feira (9).

Eles foram acusados de estupro e atos libidinosos, extorsão, sequestro relâmpago, formação de quadrilha e corrupção de menores --um adolescente de 14 anos teria participado da ação. Ele foi apreendido no sábado (6).

O casal pegou a van em que os criminosos estavam em Copacabana (zona sul) para ir à Lapa (região central) e no trajeto os criminosos anunciaram o assalto. Eles seguraram o casal, fizeram saques e compras com os cartões das vítimas, agrediram o rapaz e estupraram a garota.

Veja o trajeto feito pela van no dia em que a turista foi estuprada

  • Arte UOL

Até agora, outras duas mulheres também acusam o bando de estupro: uma jovem de 18 anos (no Carnaval) e uma moradora de Saquarema, na Região dos Lagos do Estado (em 23 de março), que chegou a registrar o caso na Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), de Niterói, no Grande Rio.

Na semana passada, o namorado da jovem americana esteve reconheceu do trio perante a promotora e o juiz. O delegado da Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), Alexandre Braga, solicitou o reconhecimento como forma de prova antecipada para evitar que o rapaz tenha de voltar ao Brasil durante a fase judicial do caso.

A norte-americana embarcou na semana passada para os EUA.

Menor de idade apreendido

No fim de semana policiais civis da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) apreenderam na noite de sábado (7) um adolescente de 14 anos suspeito de ter participado do estupro da turista norte-americana.

 

O adolescente estava escondido dentro de um abrigo na região da Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro, e já foi encaminhado ao Centro de Socioeducação Prof. Gelso de Carvalho Amaral (Cense-GCA), na ilha do Governador.

Segundo testemunhas, o suspeito, que seria o cobrador da van onde o crime ocorreu, agrediu o namorado da vítima e também estuprou a norte-americana. Ele ainda será investigado pela Deat.

De acordo com a denúncia, os crimes ocorreram entre 0h50 e 6h30, quando as vítimas foram deixadas em Niterói com documentos de identidades e R$ 20. Ao chegar em casa o casal entrou em contato com o Consulado dos EUA e seguiu para a Deat.

Jonathan foi denunciado oito vezes por roubos triplamente majorados, oito vezes por estupros e atos libidinosos (quatro vezes autor e quatro vezes participante), duas vezes por extorsão na forma de sequestro relâmpago, por bando ou quadrilha e por corrupção de menores.

Walace foi denunciado oito vezes por roubos triplamente majorados, oito vezes por estupros e atos libidinosos (duas vezes autor e seis vezes participante), duas vezes por extorsão mediante privação de liberdade da vítima, por bando ou quadrilha e por corrupção de menores.

Carlos Armando foi denunciado quatro vezes por estupro (duas vezes autor e duas vezes participante), duas vezes por extorsão mediante a privação de liberdade das vítimas, por bando ou quadrilha e por corrupção de menores.