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Trânsito: CET implanta hoje bolsão para motos e bicicletas na Rebouças

Bolsão para motos no Viaduto do Chá já está em funcionamento - J. Duran Machfee/Futura Press
Bolsão para motos no Viaduto do Chá já está em funcionamento Imagem: J. Duran Machfee/Futura Press

Do UOL, em São Paulo

06/05/2013 06h00

A partir desta segunda-feira (6), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai testar uma sinalização horizontal, em cárater de teste, onde apenas motos e bicicletas podem parar na avenida Rebouças, sentido centro, na esquina com a rua Estados Unidos, nos Jardins, na zona sul de São Paulo.

Segundo a CET, o modelo é inédito, pois será implantado ao lado de um corredor de ônibus da via. O bolsão ficará entre a faixa de pedestres e a linha de retenção dos veículos. A ideia é melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas.

A sinalização está localizada entre a faixa de pedestres, e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo, aguardando abrir. Este bolsão foi implantado no viaduto do Chá, no cruzamento com a rua Xavier de Toledo, no final de abril deste ano.

A diferença entre o bolsão do centro e o bolsão da Rebouças é que o segundo será colocado ao lado do corredor de ônibus. Vale ressaltar que o corredor será preservado. A reserva será feita a partir da sinalização do trecho exclusivo para ônibus. Portanto, irá ocupar duas, das três faixas de rolamento.

Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são as vítimas de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é segurança viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que morreram vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

 

Critérios para definição dos locais

De acordo com a CET, os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias. No cruzamento formado pelo viaduto do Chá, praça Ramos de Azevedo e rua Coronel Xavier de Toledo.

Estudo feito pela CET revela que circulam em média 428 motos e 37 bicicletas na horário de pico pela manhã, das 9h às 10h, e 686 motocicletas e 51 bicicletas e à tarde, das 16h30 às 17h30. Já na avenida Rebouças, no sentido centro, onde está a segunda caixa de acomodação, transita um volume médio de 3.700 motos no pico da manhã, das 7h às 10h.

A iniciativa tem como objetivos, segundo a CET:

  • Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
  • Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
  • Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
  • Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

Segundo a prefeitura, essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri, na Espanha. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais, atingindo atualmente 60 cruzamentos sinalizados. A inovação da CET é atuar na segregação também para os ciclistas.

Pesquisa de percepção

A CET analisa o comportamento dos usuários para saber se eles estão se adaptando bem à novidade. Numa avaliação preliminar, é possível afirmar que os motoristas estão respeitando bem a medida. Já os motociclistas e ciclistas ainda estão se adaptando à nova sinalização.

"Isso é natural neste primeiro momento, até que todos se acostumem com o projeto. A intenção da Companhia é expandir o bolsão para outros pontos da cidade, onde há grande concentração veicular, bem como de motos e ciclistas", informa nota da CET. 

A prefeitura ainda afirma que nessa fase inicial as autuações não estão sendo registradas. É um trabalho piloto na área de segurança viária, portanto, os agentes da CET estão fazendo um trabalho educativo.

No viaduto do Chá, o bolsão tem 5 metros de comprimento; na avenida Rebouças, possui 7 metros, sendo um pouco maior em razão do volume maior de motos em circulação. A área de espera exclusiva na avenida Rebouças em nada interfere com o corredor de ônibus.