Topo

Após pressão, figueiras de Higienópolis ganham sobrevida em SP

A figueira, que fica no centro da praça Vilaboim, em Higienopolis,está com a estrutura comprometida - Eduardo Anizelli/Folhapress
A figueira, que fica no centro da praça Vilaboim, em Higienopolis,está com a estrutura comprometida Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

16/05/2013 14h05

Protestos feitos por moradores contrários ao corte de quatro figueiras localizadas no centro da praça Villaboin, no bairro de Higienópolis, região central da cidade, fizeram com que a Subprefeitura da Sé suspendesse a remoção das árvores. Um laudo da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente divulgado semana passada afirmou que elas “estão comprometidas e correm o risco de cair”. 

Segundo a prefeitura informou nesta quinta-feira (16), vários e-mails e telefonemas criticaram o corte das árvores, plantadas na década de 1930.

A assessoria do município informou que “quando não há manifestação contrária à remoção ela é feita poucos dias após a publicação no Diário Oficial [dia 15], mas como recebemos muitas reclamações vamos nos reunir com a Secretaria do Verde para avaliar as opções”.

Com isso as árvores ganharam ao menos dez dias de sobrevida. 

Laudo

Segundo a secretaria, a figueira localizada na parte central da praça tem diversos galhos mortos em decorrência da idade, da degradação e do alto grau de contaminação por espécies invasoras, como cupim. 

As outras três árvores estão com o desenvolvimento comprometido, e também estão infestadas por cupins.