Topo

Parada Gay teve 22 prisões e 28 furtos, diz PM

Do UOL, em São Paulo

04/06/2013 09h44

A Polícia Militar divulgou na noite de segunda-feira (3) o balanço final das ocorrências registradas durante a Parada Gay, realizada no domingo (2) na avenida Paulista, em São Paulo. Vinte e duas pessoas foram presas.

Foram registrados ainda 28 furtos, nove roubos, três ocorrências de ato obsceno e três casos de uso indevido de uniforme. No total, 150 pessoas foram atendidas nos postos médicos da avenida Paulista e da rua da Consolação, a maioria por consumo excessivo de bebida alcoólica.

Esta foi a Parada Gay com maior quantidade de policiais: foram 2.500 PMs encarregados de patrulhar a região do evento. Após polêmicas envolvendo o comportamento da tropa durante a Virada Cultural, realizada na região central da cidade no dia 18 de maio, a organização do evento se reuniu com o comando da PM para discutir as estratégias . 

Durante a Virada foram registradas duas mortes e dezenas de pessoas alegaram ter sido vítimas de arrastões. O senador Eduardo Suplicy (PT) chegou a subir no palco durante a apresentação da cantora Daniela Mercury para pedir que devolvessem seu telefone celular e documentos, furtados durante o evento.

"Sem dúvida a experiência da Virada Cultural influenciou no planejamento e readequação da nossa estratégia [para a Parada Gay]", disse o tenente-coronel Wagner Rodrigues à reportagem do UOL.  

Havia relato de um arrastão na praça Roosevelt, no qual sete homens teriam praticado uma série de assaltos na altura da rua da Consolação, mas a informação não foi confirmada pela polícia. 

Bebidas confiscadas

A Guarda Civil Metropolitana apreendeu 13.585 produtos irregulares durante a Parada. Entre os itens, predominaram as bebidas --cervejas, vinhos e refrigerantes. O material foi levado para a subprefeitura da Sé.

O combate à comercialização do chamado vinho químico, mistura de álcool de baixa qualidade com corantes, foi uma das principais bandeiras da Guarda durante a parada.

Parada gay 'encolhe'

A chuva persistente e a temperatura média de 16ºC afastaram o público da Parada este ano: segundo pesquisa Datafolha, o número de participantes do evento caiu de 270 mil registrados no ano passado para 220 mil, uma redução de 18,5%.