Topo

Turista alemão baleado na Rocinha é transferido para hospital particular no Rio

Frank Daniel Baijain, turista alemão que foi baleado na Rocinha, anda pelos corredores do Hospital Miguel Couto, na zona sul do Rio - Marcelo Carnaval / Agência O Globo
Frank Daniel Baijain, turista alemão que foi baleado na Rocinha, anda pelos corredores do Hospital Miguel Couto, na zona sul do Rio Imagem: Marcelo Carnaval / Agência O Globo

Do UOL, no Rio

04/06/2013 17h45

O turista alemão Frank Daniel Baijaim, 25, baleado durante visita à favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, na sexta-feira (31), foi transferido da enfermaria do hospital Miguel Couto, no Leblon, também na zona sul, para um hospital particular. O nome da unidade não foi divulgado.

Segundo o último boletim médico da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente deveria receber alta nos próximos dias. O alemão apresentava quadro estável e seguia em observação.

Baijaim foi atingido no tórax em uma localidade conhecida como Roupa Suja, no alto da Rocinha. De acordo com a assessoria da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) local, um morador encontrou o turista caído no chão. A comunidade foi ocupada por policiais em novembro de 2011. A instalação da UPP na favela se deu em setembro de 2012.

Um amigo relatou à polícia que eles visitavam a comunidade quando encontraram um homem armado enquanto desciam uma escadaria. Eles se assustaram, segundo o depoimento, e fugiram, mas Daniel acabou baleado. Policiais da Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo) ouviram o amigo e a vítima, no hospital.

O rapaz chegou em estado gravíssimo ao Miguel Couto e passou por uma cirurgia que durou aproximadamente três horas, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde. A intervenção cirúrgica foi bem sucedida, mas ele precisa ficar em observação, segundo o órgão.

As circunstâncias e autoria do crime estão sendo apuradas pela Deat, e equipes estão nas ruas realizando diligências para identificar e prender os autores dos disparos, segundo a Polícia Civil.

Mapa das UPPs - clique na imagem para ver em tamanho maior

  • Arte/UOL

Menor volta atrás

Um menor que se apresentou a policiais da UPP Rocinha na madrugada de sábado (1º) confessou ser o autor do disparo que atingiu o turista alemão, mas depois voltou atrás e disse ter sido coagido a assumir o crime. O jovem de 16 anos foi encaminhado para a Deat, no Leblon.

Segundo informações da Polícia Civil, o menor se entregou aos policiais da UPP acompanhado de um homem que presta serviços sociais na comunidade. O jovem disse ter atirado no turista, mas, no depoimento ao delegado do Deat, Alexandre Braga, mudou a versão e negou a autoria do crime.

O delegado avaliou que as informações iniciais do suspeito conflitavam com o depoimento do amigo do turista alemão que presenciou o crime. Ele acredita que o menor não é culpado. "Percebemos que havia discrepâncias muito grandes entre a versão do jovem e a do turista. Muito provavelmente esse jovem não foi o autor do disparo", afirmou o delegado.

A Rocinha, pacificada em setembro de 2012, tem enfrentado episódios violentos. Em primeiro de maio, um PM lotado na UPP da favela foi baleado na rua Um, em patrulhamento. Na véspera, PMS já haviam sido atacados por traficantes e um policial foi ferido por estilhaços.