Topo

Evento que levará papa ao Rio terá shows de Luan Santana, Fafá de Belém e Marcelo Rossi

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

27/06/2013 17h58

A organização da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio entre os dias 23 e 28 de julho, anunciou nesta quinta-feira (27) a programação de shows do evento. Ao menos 800 artistas irão se dividir entre os palcos de Copacabana, na zona sul, e Guaratiba, onde será realizada a vigília, na zona oeste da cidade. Entre os cantores confirmados estão Fafá de Belém, Luan Santana e o padre Marcelo Rossi.

A Jornada, que trará ao Brasil pela primeira vez o novo Papa Francisco, terá cinco atos centrais: Missa de Abertura (23/07), Cerimônia de Acolhida ao Papa (25/07), Via Sacra (26/07), Vigília (27/07) e Missa de Envio (28/07). Fafá de Belém fará uma participação especial durante a missa de acolhida para o papa, interpretando a canção-tema do Círio de Nazaré.

Já a Via Sacra, uma das principais atrações do evento, terá 14 estações, 13 delas em Copacabana. Além de Cássia Kiss, que interpretará a virgem Maria, está confirmada a participação da apresentadora Ana Maria Braga e dos atores Murilo Rosa, Eriberto Leão e Lívia Aragão.

Em Guaratiba a programação da vigília, que acontece no dia 27 de julho, começa pela manhã com apresentações de bandas e DJs. Serão 13 shows, com cerca de 50 atrações reunidas. Entre os destaques estão o padre Marcelo Rossi e Luan Santana e a participação do ator Tony Ramos.

Encerrando a Jornada, o Papa Francisco celebra a Missa de Envio, também no Campus Fidei, onde será realizada a vigília, e anuncia o local da próxima peregrinação. Segundo a organização, será realizado ainda um grande flash mob, comandado pela Banda Expresso HG, com o tema "Bem-Vindo Papa Francisco", composto por Kledir Ramil, Dudu Trentin e Edson Erdmann.

No começo de junho, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou a realização de quatro feriados durante a Jornada Mundial da Juventude. Os dias 25 e 26 de julho, quando o papa participará da Missa da Acolhida e irá acompanhar a Via Sacra, ambas na praia de Copacabana, serão feriados integrais. Já os dias 23 e 29 de julho terão feriados parciais, a partir das 16h e até o meio-dia, respectivamente. A previsão é de que ao menos 2 milhões de pessoas visitem a cidade durante a jornada.