Topo

Manifestante acusa PM de espancamento durante protesto em Brasília

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

27/06/2013 00h45

Um manifestante compareceu à 5ª DP (Delegacia de Policia) em Brasília no final da noite desta quarta-feira (26) para registrar um B.O. (Boletim de Ocorrência) acusando PMs de o terem espancado no final da manifestação que aconteceu na Esplanada dos Ministérios.

De acordo com o bancário Bruno Roberto Brito Dias, 34 anos, ele ia embora da manifestação acompanhado de uma amiga quando, em frente ao Ministério da Saúde, foi cercado por policiais da Tropa de Choque e agredido com socos, chutes e spray de pimenta até cair e ficar desacordado.

Homem diz ter sido espancado por PMs em Brasília

De acordo com o manifestante, ele foi socorrido pelos Bombeiros e levado para o HRAN (Hospital Regional da Asa Norte), onde tomou pontos na boca.

Visivelmente machucado e com escoriações por todo o corpo, o bancário voltou para um hospital, desta vez particular, para fazer exames. Ele afirmou à reportagem do UOL, na delegacia, que iria ao IML (Instituto Médico Legal) fazer o exame de corpo delito na manhã desta quinta-feira.

“Foi uma covardia enorme. Eu estava indo embora pacificamente com a minha amiga quando fui cercado”, afirma Dias. “Eles vieram para cima e me bateram muito, tomei vários chutes no chão até ficar desacordado. Acordei com o bombeiro me socorrendo”, diz o bancário.

Questionada pela reportagem sobre a acusação do manifestante no início na madrugada desta quinta-feira, a PM, através de sua assessoria de imprensa, diz que não tem conhecimento do que ocorreu, e afirma que vai esperar o encaminhamento do caso pela Polícia Civil.  De acordo com a PM, se ficar apurado que houve excesso por parte dos policiais em qualquer caso durante a manifestação, será aberto um processo na corregedoria da instituição.