Topo

Com barracas, peregrinos ocupam quase 2 km da areia da praia de Copacabana

Fiéis lotam praia de Copacabana, no Rio, onde o papa Francisco realizará uma vigília neste sábado - Sergio Moraes/Reuters
Fiéis lotam praia de Copacabana, no Rio, onde o papa Francisco realizará uma vigília neste sábado Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Rodrigo Bertolotto

Do UOL, no Rio

27/07/2013 14h11

Peregrinos que esperam pela vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude com o papa Francisco, que terá início às 19h30 deste sábado (27), ocupavam 1,8 km da areia da praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, por volta das 13h30. Os fiéis estão se alojando em barracas de camping e sacos de dormir desde a avenida Princesa Isabel, próximo ao Posto 1, onde está o palco principal do evento, até a rua Constante Ramos, no Posto 4.

Na tentativa de chegar o mais perto possível do palco onde estará o papa Francisco, alguns peregrinos colocaram barracas perto da arrebentação das ondas do mar. Os fiéis pretendem passar a noite da vigília na praia.

Metrô

Os peregrinos também lotaram as estações do metrô do Rio. Uma multidão descia na estação Glória, na zona sul, para buscar o kit peregrino no Aterro do Flamengo e dar início à peregrinação até Copacabana, cortando parte do caminho, cujo início oficial é na estação Central do Brasil, no Centro.

Nas ruas do centro, como a avenida Rio Branco, a movimentação de jovens foi intensa, devido à passagem do papa pelo Theatro Municipal para um encontro com autoridades às 11h30. A passagem pela avenida Rio Branco foi fechada entre a avenida Almirante Barroso e a rua Araújo Porto Alegre, assim como a estação Cinelândia do metrô, a mais próxima ao Municipal.

Pregação ou pegação? Jovens católicos também paqueram na JMJ