São Paulo supera Rio em IDH municipal

Gil Alessi
Do UOL, em São Paulo

A cidade de São Paulo ocupa a 41ª colocação no ranking IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em Brasília. O Rio de Janeiro, segunda maior metrópole do país, está em 54º lugar. No total foram avaliados 5.565 municípios brasileiros. Os critérios da ONU para elaborar o índice são a longevidade, educação e renda da população.

O Rio, no entanto, supera São Paulo no índice de escolaridade fundamental da população adulta: 0,722 contra 0,677 – o maior valor do ranking é 1. Cerca de 72% dos cariocas acima de 18 anos de idade acabaram o ciclo intermediário do sistema de educação, contra 67,7% em São Paulo.

A capital fluminense também tem maior porcentagem de crianças com idade entre 5 e 6 frequentando a escola: 95,5% contra 93% em São Paulo.

Nas outras categorias relacionadas à educação da pesquisa, os paulistanos estão melhor do que os cariocas. O percentual da população de 15 a 17 anos com fundamental completo é maior em São Paulo do que no Rio de Janeiro (87,5% contra 85,3%), e o percentual da população entre 18 e 20 anos de idade com o ensino médio completo também (51% ante 46%).

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Educação - que leva em conta todos os graus de escolaridade -, é maior em São Paulo do que no Rio: 0,725 contra 0,719.

Notícias relacionadas

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos