Topo

Indígenas voltam a ocupar prédio do Museu do Índio e prometem acampar no local

Grupo voltou a ocupar área o antigo prédio do Museu do Índio, que fica no complexo esportivo do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro - Fabio Teixeira/UOL
Grupo voltou a ocupar área o antigo prédio do Museu do Índio, que fica no complexo esportivo do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro Imagem: Fabio Teixeira/UOL

Do UOL, no Rio

05/08/2013 17h22Atualizada em 05/08/2013 17h40

Cerca de 50 pessoas, entre os quais índios da Aldeia Maracanã e jovens manifestantes, tentam reocupar o antigo prédio do Museu do Índio, nesta segunda-feira (5), ao lado do estádio do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro.

Os indígenas resolveram reocupar o local depois que o governo do Estado decidiu devolver o imóvel aos membros das etnias que viviam no local até a reintegração de posse. A informação sobre a devolução foi confirmada na última quarta-feira (31).

Policiais militares do 4º BPM reforçam a segurança no entorno do antigo prédio do Museu do Índio, e tentam negociar a saída dos manifestantes. Por meio de redes sociais, os líderes do movimento prometem acampar no local, em uma ação semelhante ao "Ocupa Cabral" --"acampamento" de manifestantes em frente à casa do governador Sérgio Cabral (PMDB).

A PM não informou quantos agentes foram deslocados para a região do Maracanã. A corporação disse ainda que não há homens da Tropa de Choque mobilizados para uma eventual dispersão de manifestantes e indígenas.

O diálogo entre as partes é feito pelo comandante do 4º BPM, coronel Ronald Santana, um advogado ligado ao movimento indígena e, por telefone, a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes.