Topo

Já passa de 7.000 número de pessoas fora de casa por causa das chuvas no Rio Grande do Sul

São Sebastião do Caí (foto) é a cidade em situação mais preocupante - Bruno Alencastro/Agência RBS
São Sebastião do Caí (foto) é a cidade em situação mais preocupante Imagem: Bruno Alencastro/Agência RBS

Do UOL, em São Paulo

26/08/2013 08h43Atualizada em 26/08/2013 15h56

Boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgado às 9h desta segunda-feira (26) informa que a chuva que atingiu o Estado neste final de semana tirou de casa mais de 7.000 gaúchos. Até o início da tarde desta segunda foram contabilizadas 2.380 pessoas desabrigadas e 4.842 desalojadas, além de um ferido e um desaparecido, totalizando 7.224 atingidos. 

Apesar da gravidade da situação, não há registro de vítimas fatais. Há, no entanto, uma pessoa desaparecida e outra ferida em São Francisco de Paula. O volume de chuva acumulado em algumas regiões foi superior a 150 milímetros, praticamente o volume de chuva previsto para todo o mês de agosto.

As cidades mais atingidas foram Porto Alegre, Parobé, Esteio, São Sebastião do Caí, Bento Gonçalves, Cotiporã, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Taquari, Bom Retiro do Sul e Encantado.

Os rios das Antas, Paranhana, Caí, Taquarí e o Arroio Sapucaia, da Região Metropolitana, transbordaram. Isso obrigou a Defesa Civil a remover várias famílias de suas casas. O Comando Rodoviário da Brigada Militar informou que vários trechos de estrada estão interrompidos. Veja a lista:

  • ERS-242: bloqueada no km 03 (Sto. Antonio Patr / Taquara). Arroio local transbordou
  • ERS-124: bloqueada no km 7 (São Sebastião do Caí)
  • ERS-444: houve queda de barreira no km 38, rodovia está em meia pista
  • ERS-431: bloqueada nos Km 10 e 12 (acesso de Bento Gonçalves a Santa Teresa e Cotiporã); pontes submersas 
  • ERS-020: km 20, Morungava, está bloqueado, asfalto cedeu
  • ERS-122: km 38 ao 40, acúmulo de água na pista
  • ERS-040: km 10 (sentido litoral/capital), há buracos na pista

 

Previsão para o tempo nesta semana

Em Porto Alegre, de quinta-feira (22) até as 13 horas deste domingo, choveu quase o esperado para todo o mês de agosto: 136 milímetros. Os dados são da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, informa a agência Climatempo.

A situação para este domingo ainda é de alerta. Não deve haver temporais com raios, porém a chuva acontece de forma constante, tendo forte intensidade em alguns momentos e os acumulados aumentam ainda mais até a noite.

Na segunda-feira, a umidade continua elevada em grande parte do Rio Grande do Sul, mas a chuva se concentra no norte do Estado, especialmente nas áreas de Planalto, Serra e litoral Norte.

Na Grande Porto Alegre, o dia começa nublado e ainda pode chover de forma leve pela manhã. A partir da tarde, as condições de chuva diminuem.

Também na segunda, o ar polar entra com mais força sobre o Rio Grande do Sul. Por isso, durante a noite de segunda e a madrugada de terça pode nevar em alguns trechos de serra.

Na terça e na quarta-feira, a presença do ar muito frio vai provocar geada por várias áreas gaúchas. A boa notícia é que este ar frio é seco, e vai inibir a formação de novas áreas de chuva. O sol reaparece por todo o Estado. No final da semana, a temperatura fica mais elevada.