Topo

Quase 10 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul provocou alagamento e formou queda d"água em Porto Alegre - Lívia Stumpf/Agência RBS
Forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul provocou alagamento e formou queda d'água em Porto Alegre Imagem: Lívia Stumpf/Agência RBS

Ana Cristina Campos

Da Agência Brasil, em Brasília

27/08/2013 20h30

Subiu para 9.402 o número de pessoas afetadas pela chuva que atingiu o Rio Grande do Sul desde a quinta-feira (22). Duas pessoas morreram, uma está desaparecida e uma ficou ferida, segundo a Defesa Civil estadual. De acordo com o órgão, 2.201 pessoas estão desabrigadas e 7.199, desalojadas. Trinta municípios foram atingidos pelas fortes tempestades.

As cidades atingidas foram Alvorada, Porto Alegre, Parobé, Esteio, São Sebastião do Caí, Eldorado do Sul, São Jerônimo, Gravataí, Montenegro, Canoas, Igrejinha, São Leopoldo, Taquara, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Bento Gonçalves, Vale Real, Cotiporã, Salvador do Sul, Venâncio Aires, Lajeado, Colinas, Estrela, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Taquari, Bom Retiro do Sul, Encantado e Santa Cruz do Sul.

Em Vale Real, o deslizamento de encostas atingiu 23 casas. Em Igrejinha, dois deslizamentos afetaram 12 casas. O rio Jacuí está 14 metros acima do nível normal, segundo a Defesa Civil. O Rio Arroio Sapucaia começa a baixar e as famílias estão retornando para casa no município de Esteio.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil, alguns trechos de estradas permanecem bloqueados. Na ERS-020, o km 20 continua com bloqueio devido à queda de barreira. Na ERS-124, entre Montenegro e São Sebastião do Caí, e na ERS-240, entre Montenegro e Capela Santana, ainda há água na pista.

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

A neve atingiu 25 cidades do Estado entre a noite de ontem (26) e manhã desta terça-feira. As estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram temperaturas negativas em seis municípios, sendo a mais baixa, de -3,3ºC em Quaraí. Em São José dos Ausentes nevou e a temperatura mínima foi -1,3°C, mas por causa do vento a sensação térmica chegou a -11,6°C. Na Serra Gaúcha, a máxima não chegou a 10°C e os termômetros não passaram dos 11°C em Porto Alegre. O Estado de Santa Catarina também foi atingido por neve.

Sul registra a nevasca mais forte dos últimos 13 anos

Segundo a Somar Meteorologia, o frio continua nesta madrugada com temperaturas de 0°C na Serra Gaúcha. O Estado vai amanhecer com muita geada porque a frente fria se afasta e o tempo seco predomina. A quarta-feira terá sol em grande parte do estado, com temperaturas máximas de 20°C. Até o fim de semana, a previsão é tempo firme, sem chuva, com temperaturas em elevação.