Topo

PM prende 18 manifestantes e detém 21 para 'averiguação' durante protesto em SP

Do UOL, em Brasília

08/09/2013 16h58

A Polícia Militar divulgou neste domingo (8) o balanço de prisões realizadas durante o protesto desse sábado (7) na capital paulista. No total, 18 manifestantes foram presos, um menor apreendido e 21 foram conduzidos a delegacias para “averiguação”.

Entre os presos, cinco foram detidos por tentativa de homicídio, formação de quadrilha, corrupção de menor e dano ao patrimônio público. Segundo a PM, eles agrediram um policial e portavam 16 artefatos explosivos, um bastão de ferro, uma faca e uma garrafa de gasolina, além “roupas pretas e um capuz”. Um menor que estava com o grupo foi apreendido. Os cinco adultos continuam detidos.

Outros cinco foram presos em flagrante, segundo a polícia, por dano e agressão após quebrarem vidros da universidade FMU e de uma agência do Banco do Brasil, além de terem agredido policiais na avenida Brigadeiro Luís Antônio. Eles também continuam presos.

De acordo com a PM, quatro manifestantes foram detidos por dano por de vandalizarem uma agência da Caixa Econômica Federal na rua Ministro Coelho. Eles assinaram um termo circunstanciado (utilizado para infrações menores).

Um manifestante foi detido por desacato, outro por porte de um bisturi e outros dois por fazerem pichações. Todos foram liberados após assinatura de Termo Circunstanciado.

Prisão por averiguação

Entre os detidos, mais da metade (21) foi “conduzida para averiguação” e liberada depois de passarem pelos DPs. Eles estavam dentro de um bar na avenida Paulista quando foram detidos por PMs. Segundo a polícia, foram apreendidos quatro coquetéis molotov, um spray de tinta e várias máscaras.

A prisão por averiguação era um instrumento jurídico usado pela ditadura militar e foi extinto pela Constituição de 1988. Em junho deste ano, a Defensoria Pública, que considera a medida ilegal, moveu ação contra a PM em função de mais de 150 casos de detenção para averiguação no protesto realizado em 13 de junho, que gerou a onda de manifestações que se espalhou pelo país naquele mês.

Neste dia, até manifestantes que portavam vinagre foram detidos.

Outros números

Segundo a PM, cinco policiais ficaram feridos e quatro carros da polícia foram danificados. Houve destruição de lixeiras no viaduto Jacareí, rua Dona Paulina, avenida Paulista e avenida Brigadeiro Luís Antônio.

Além das agências bancárias, foram alvo de vandalismo dois edifícios e um carro na rua Haddock Lobo. A loja Niemayer, na rua Sarandi, também foi atacada, assim como outros estabelecimentos não identificados na avenida Brigadeiro Luís Antônio e na avenida Paulista.

$escape.getHash()uolbr_voceMandaAlbumEmbed('6700457','Protestos pelo Brasil', '', '{$escape.getQuote()link$escape.getQuote():$escape.getQuote()http://noticias.uol.com.br/voce-manda/2013/09/06/protestos-pelo-brasil.htm$escape.getQuote(),$escape.getQuote()classes$escape.getQuote():$escape.getQuote()$escape.getQuote()}' )