Topo

Uberlândia (MG) tem melhor saneamento de 100 maiores cidades brasileiras; Ananindeua (PA), o pior

Janaina Garcia e Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

01/10/2013 17h00

A cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, lidera o ranking dos cem maiores municípios brasileiros com as melhores condições de saneamento básico, após avançar mais de oito posições em apenas um ano e desbancar Santos, litoral de São Paulo, que caiu da primeira posição para a oitava. Nos segundo e terceiro lugares aparecem, respectivamente, Jundiaí (SP) e Maringá (PR). A última da lista é Ananindeua (PA). 

Os dados são de um levantamento divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria especializada em saneamento básico GO Associados. O estudo, feito pela entidade desde 2007, se baseia em dados de 2011 do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico), publicado pelo Ministério das Cidades.

A maioria das dez cidades que lideram o ranking com serviços de melhor qualidade e maior abrangência estão nas regiões Sudeste e Sul, embora o Sul seja representado apenas por Maringá e Curitiba, que aparece na 10ª posição. Os maiores destaques estão com as cidades do interior paulista, que ocupam seis dos dez primeiros lugares: Jundiaí (2º), Limeira (4º), Sorocaba (5º), Franca (6º), São José dos Campos (7º) e Ribeirão Preto (9º).

Clique na imagem e confira o Índice de Desenvolvimento Humano da sua cidade

  • Arte/UOL

Já os dez piores municípios são dominados pelas regiões Norte e Nordeste. Ainda assim, a lista contempla duas cidades do Centro-Oeste (Várzea Grande, no Mato Grosso, e Aparecida de Goiânia, em Goiás), e outra do Sudeste (Duque de Caxias, no Rio de Janeiro). Além de Ananindeua, o Estado do Pará aparece na lista dos piores com outros dois representantes: Santarém (99º) e Belém (96º).

A cidade do Nordeste mais bem colocada no ranking é Salvador (BA), que aparece na 34ª posição. No Norte, o município que se destaca é Boa Vista (RR), que ocupa o 65º lugar. 

Critérios

Conheça a cidade com o pior IDH do Brasil

Entre os critérios analisados, estão indicadores como atendimento total de água, investimentos feitos no ano, receita do município, quantidade de novas ligações de água, ligações faltantes para a universalização e perda de água –aqui considerados desperdício, roubo, ligações irregulares e vazamentos.

"Uma média de 40% de perda apenas nessas cem maiores cidades explica um pouco por que os avanços em tantos municípios ainda são tão lentos. Temos 14 cidades com 60% ou mais de perda de água [entre as piores, segundo o estudo, as capitais Boa Vista, Recife, São Luís, Rio Branco, Porto Velho e Macapá] e temos uma ilha de excelência entre os primeiros colocados, tais como Limeira e Santos", citou o presidente-executivo do instituto Trata Brasil, Édison Carlos.

De acordo com ele, o panorama retratado pelo ranking sugere que a universalização do saneamento básico "caminha para existir em 40, não em 20 anos", como pretende o governo federal.